Header Ads

Questões de Concursos Públicos: Redação

(Agente de Fiscalização - Fiscal - URBS - PUC/PR) Leia o seguinte parágrafo e assinale a alternativa CORRETA:

A casa é grande, com amplos e confortáveis cômodos. Das varandas podem-se observar as montanhas do sul, cobertas de neve. A primeira sala, a maior da casa, tem piso de madeira vermelha e tapeçarias raras. O lustre de cristal, que tantos bailes iluminou, acumula teias de aranha. Os sofás e as almofadas de renda, cobertos de pó. A grande tela que apresenta um lago, com flamingos e patos selvagens, é testemunha da decadência.

O trecho é um exemplo típico de:
a) Argumentação
b) Descrição
c) Dissertação
d) Artigo científico
e) Texto dramático














(Analista Judiciário - TJ/AP - FCC) Está coerente, clara e correta a redação da frase:

a) Já faz mais de cem anos que Machado de Assis passa-nos lições que, longe de envelhecerem, ainda assim parecem atuais.
b) Não se deve culpar a Machado por amiudados exageros nas análises que tão implacável quanto ponderadamente  exerce sobre nosso caráter.
c) Os leitores que vão de encontro às ideias machadianas só o fazem por que identificam-se quase de modo acrítico com as mesmas.
d) Ao invés de condenar-se Machado pelo pessimismo de seu pensamento faria melhor quem o louvasse pelo discernimento do mundo real.
e) O saldo das análises que faz Machado do nosso comportamento não é alentador para a alma, mas instiga nosso pensamento crítico. 


(Oficial de Justiça - TJ/SC - TJ/SC) "O motivo dessa discrepância está nas regras _____________ são submetidas as empresas estrangeiras."

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase:
a) a que
b) as quais
c) onde
d) em que
e) à qual

(Técnico Eletrônico - Petrobras - Cesgranrio) A sentença redigida de acordo com a norma-padrão da língua é:

a) Eles estão bem de vida, haja visto a casa que compraram.
b) Os comprovantes seguem anexo ao documento.
c) As camisas verdes-águas são as mais bonitas.
d) Faltou muita gente: 2/3 das pessoas não compareceu.
e) Compram-se móveis usados.

(Técnico - Finep - Cesgranrio) Dentre os períodos compostos abaixo, qual foi elaborado de acordo com a norma-padrão da língua?

a) Entrei e saí do escritório hoje correndo.
b) O relatório que te falei está em cima da mesa.
c) Esse é o colega que dei meu endereço novo.
d) O manual por que aprendeu a usar a máquina é ruim.
e) A ilha que eu mudei minha residência oficial é grande.

(Analista em Tecnologia da Informação - MPOG - Funrio) Leia o texto e responda à questão abaixo.

No filme "Memórias do Cárcere", de Nelson Pereira dos Santos, uma cena chama a atenção. Nela, Graciliano Ramos, vendo-se na iminência de ter suas anotações sobre a prisão descobertas e apreendidas, esconde atrás de si as folhas escritas, que passam de suas mãos para as de um outro preso e destas para outras, até que cheguem a um lugar seguro, vedado ao olhar policialesco. A câmera acompanha, veloz e ansiosa como o olho do espectador, a trajetória dos papéis passando de mão em mão e ao enquadrar esse movimento emociona e faz pensar. 
(Wander Melo Miranda, Corpos Escritos, 1992)

Para elaborar sua argumentação, o autor emprega elementos coesivos anafóricos, entre os quais se destaca o sintagma "esse movimento", que estabelece um vínculo de coesão porque faz referência à

a) trajetória da câmera percorrendo a cadeia.
b) emoção do escritor ao recordar aquele episódio.
c) comparação entre a câmera e o olhar do público.
d) ansiedade do espectador diante da cena.
e) passagem das folhas escritas de mão em mão.

(Analista Judiciário - TRF/1ªR - FCC) Está redigida de modo claro e em conformidade com o padrão culto escrito a seguinte frase:

a) Idôneo, com extraordinário senso de medida, e sempre atuando com discrição, era o mais cotado para ascender ao cargo a cuja disputa ninguém jamais se furtava.
b) Quem quizesse afagar o ego do velho casmurro, lhe bastava oferecer dois dedos de prosa e toda a paciência para ouvir-lhe em suas detalhadas lembranças do tempo da guerra.
c) A estrutura do setor de compras possui aspectos que sem dúvida, faz o funcionário perder-se ao fazer os lançamentos, deixando para a chefia que o façam.
d) Todos devem ter o direito da integração cultural, o que depende, em última instância, dos que tomam decisões respeitarem o princípio universal da igualdade de oportunidades.
e) Surpreende a proposta feita anteontem, na diretoria pela secretária geral, segundo a qual, porque não prouvemos o depósito de material de limpeza, tenhamos de providenciá-lo a nossas próprias expensas.

(Téc. Judiciário - TRT/4ªR - FCC) "Lá, as mulheres não podem exibir seus rostos fora de suas residências e adotam as burcas como traje."

Outra redação para o seguimento acima, clara e correta, é:

a) Adotarem a burcas como traje é porque no Catar é vetado às mulheres a exibição de seus rostos na parte exterior de suas residências.
b) Atendendo à imposição de não exibir os rostos além dos limites de suas residências, no Catar as mulheres adotam as burcas como traje.
c) Burca é traje do Catar, adotado por mulheres tendo em vista que vetam-nas de mostrar seus rostos, à exceção do interior de suas residências. 
d) As mulheres do Catar se vestem com burca à medida que são proibidas de terem os rostos expostos externamente às residências. 
e) O Catar é onde se interdita as mulheres a exibição de seus rostos fora de suas residências e assim adotam as burcas como traje. 

(Analista em Tecnologia da Informação - MPOG - Funrio) Todas as comunicações oficiais, exceto aquelas que são assinadas pelo Presidente da República, devem conter as seguintes identificações:

a) o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura.
b) o nome, o cargo e a titulação, se for o caso, da autoridade que as expede, à esquerda de sua rubrica.
c) o nome e o cargo da autoridade que as expede, à esquerda do local de sua assinatura.
d) o nome, o cargo e a titulação, se for o caso, da autoridade que as expede, abaixo de sua assinatura. 
e) o nome e o cargo da autoridade que as expede, à esquerda do local de sua rubrica.

(Analista em Tecnologia da Informação - MPOG - Funrio) Na organização das partes de um documento no Padrão Ofício, é obrigatório que os parágrafos do texto:

a) informem o tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão administrativo que o expede.
b) tenham início junto à margem esquerda da primeira linha, sem nenhum distanciamento.
c) sejam numerados, exceto nos casos em que eles estejam organizados em itens ou títulos e subtítulos.
d) incluam os comentários sobre o documento encaminhado para conferir maior objetividade à exposição.
e) apresentam sob a forma de tópicos roteirizados os assuntos que motivam a comunicação.

(Técnico Administrativo - Petrobras - Cesgranrio) Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, de 2002, ofício, aviso e memorando diferenciam-se mais pela finalidade do que propriamente pelo aspecto formal. O ofício tem como finalidade a (o):

a) apresentação à autoridade superior de trabalhos relativos ao serviço público.
b) solicitação do reconhecimento de um direito dirigido a uma autoridade pública.
c) transmissão de instruções, ordens ou recomendações pelos órgãos da Administração Pública.
d) registro de ocorrência de transgressão da lei por parte de autoridade pública e de particulares.
e) tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particulares.

(Agente de Acompanhamento - TJ/RO - Cespe) Considerando que o responsável pela Defensoria Pública do Estado de Roraima tenha de enviar comunicação escrita a um deputado, convidando-o para participar de cerimônia comemorativa do órgão em Roraima, julgue o item abaixo.

Na situação descrita, o ofício é o documento adequado à referida comunicação, na qual estará correto o emprego do vocativo "Senhor Deputado".

Certa.

(Analista Judiciário - TRE/PA - FGV) Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, NÃO se deve usar Vossa Excelência para:

a) embaixadores
b) conselheiros dos Tribunais de Contas estaduais
c) prefeitos municipais
d) presidentes das Câmaras de Vereadores
e) vereadores

(Escriturário - Banco do Brasil - FCC) A redação inteiramente apropriada e correta de um documento oficial é:

a) Estamos encaminhando à Vossa Senhoria algumas reivindicações, e esperamos poder estar sendo recebidos em vosso gabinete para discutir nosso problemas salariais.
b) O texto ora aprovado em sessão extraordinária prevê a redistribuição de pessoal especializado em serviços gerais para os departamentos que foram recentemente criados.
c) Estou encaminhando a presença de V.Sª este jovem, muito inteligente e esperto, que lhe vai resolver os problemas do sistema de informação de seu gabinete.
d) Quando se procurou resolver os problemas de pessoal aqui neste departamento, faltaram um número grande de servidores para os andamentos do serviço.
e) Do nosso ponto de vista pessoal, fica difícil vos informar de quais providências vão ser tomadas para resolver essa confusão que foi criado pelos manifestantes.


Gostou? Acompanhe nossa página no Facebook!



Leia também:

Tecnologia do Blogger.