Resumo: Elementos Sintáticos

Sujeito: O sujeito é o termo a que o verbo se refere na oração, concordando com ele. Pode ser uma substantivo, um pronome ou qualquer palavra substantivada. Exemplos: Eu vou comer aquele bolo de maçã/ O gato pulou o muro do vizinho.


Predicado: É aquilo que se diz sobre o sujeito, sempre representado por um verbo. Exemplos: Eu vou comer aquele bolo de maçã/ O gato pulou o muro do vizinho.

Objeto: É o termo que completa o verbo, é o alvo da ação. Exemplos: Eu vou comer aquele bolo de maçã/ O gato pulou o muro do vizinho.

Predicativo: É o termo ou expressão que caracteriza o sujeito ou o objeto. Exemplo: Eu vou comer aquele bolo de maçã/ O gato pulou o muro do vizinho.

Complemento Nominal: É o termo que completa o sentido de substantivos transitivos, adjetivos e advérbios. Vem acompanhado por preposição e é representado por substantivo ou uma palavra substantivada. Exemplo: Fumar é prejudicial à saúde.



Adjunto Adnominal: Termo que atribui uma característica ao substantivo, sem ser separado pelo verbo. Exemplo: Então, sua maravilhosa mãe ajudou aquela criança.

Adjunto Adverbial: Indica circunstâncias de tempo, causa, modo, lugar, intensidade, negação, modificando um verbo, adjetivo ou outro advérbio. Exemplo: Eu terminei a prova muito rápido.

Aposto: Termo que faz referência ou resume um substantivo da oração. Exemplo: O Rock in Rio, um dos maiores festivais do mundo, atrai milhares de turistas animados.

Vocativo: Termo utilizado para chamar o interlocutor. Exemplo: Rose, atenda o telefone/ E agora, José?