Header Ads

Figuras de palavra (Figuras de linguagem)



Figuras de palavra são aquelas que resultam do emprego de uma palavra em um contexto que altera sua significação habitual.















Comparação ou símile: Trata-se da aproximação de elementos de universos diferentes, associados por meio de um conectivo (como, feito,tal qual, qual, assim como, tal etc.).
Exemplo:  Você é forte como um touro.

Metáfora: Quando se constrói uma metáfora, diz-se que houve uma transferência de um termo para um contexto de significação que não lhe é próprio. As metáforas baseiam-se em uma relação de similaridade que pressupõe um processo anterior de comparação. Pode-se dizer, portanto, que a comparação está na base da formação das metáforas. Exemplo: Você é um touro.

Metonímia: A metonímia ocorre quando se opta por utilizar uma palavra em lugar de outra, para designar algum objeto no mundo (em sentido amplo) que mantém uma relação de proximidade com o objeto designado pela palavra substituída. Exemplos: 
"Você me empresta o durex?"
"Gosto de ler Machado de Assis".

Catacrese: Tem-se catacrese quando, na falta de uma palavra específica para designar determinado objeto, utiliza-se uma outra a partir de alguma semelhança conceitual. Exemplo: Cabeça de alho, pé da mesa, barriga da perna.

Sinestesia: A sinestesia ocorre pela associação, em uma mesma expressão, de sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido. Exemplo: Voz tortarespirar o ar verde, voz docecor estridente.

Sinédoque: Tem-se sinédoque quando observamos a substituição de um termo por outro, de modo a promover uma redução ou uma ampliação no sentido usual de uma palavra. Exemplo: 
"Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto"
(Memórias póstumas de Brás Cubas)
Obs.: pão refere-se a alimento e suor a trabalho.

Antonomásia: A antonomásia pode ser entendida como um tipo de metonímia, que consiste na identificação de uma pessoa não por seu nome, mas por uma característica com atributo que a distingue das demais. (Exemplo: Castro Alves ou "O poeta dos escravos")

Fontes: Coleção Enem e Vestibulares: O passo decisivo para sua aprovação; Português: Maria Luiza Abaurre, Marcela Nogueira Pontara, Tatiana Fadel.

Gostou? Acompanhe nossa página no Facebook!



Leia também:

Tecnologia do Blogger.