Header Ads

Funções da linguagem



Emotiva

Revela os sentimentos e emoções do emissor - por isso prevalece o uso da primeira pessoa, das interjeições, das exclamações e reticências. Também podem aparecer insultos. É mais recorrente em textos poéticos, cartas pessoais e canções. Exemplo: 

"O coração, apenas um oceano
escuro, denso e pegajoso.
Uma noite negra e vazia, 
entrecortada de relâmpagos mórbidos.
Só o frio cortante e amargo
de saber-te ausente."
Larissa Sales















Poética

Ocorre quando a mensagem é trabalhada de forma cuidadosa, apresentando jogos de palavras, recursos sonoros, figuras de linguagem com intuito estético. Bastante comum nos textos literários e publicitários. Exemplo: 

"Flower não é flor [...]
little flower
Sete cravos, sete rosas,
liro-liro lê, liro-liro lá"
Zeca Baleiro

Metalinguística

A preocupação é explicar, traduzir o próprio código utilizado. Um exemplo característico é o verbete de dicionário: 

Hermenêutica: s.f. Arte de interpretar os livros sagrados e os textos antigos: hermenêutica sagrada. / Teoria da interpretação de vários sinais como símbolos de uma cultura. / Arte de interpretar leis. 

Fática

Testa o funcionamento do canal, ou seja, verifica se o contato com o receptor está mantido: 
- Alô? Mário? Você está me ouvindo? A ligação está ruim.

Conativa

Também chamada de apelativa, seu alvo é o receptor, na tentativa de convencê-lo, persuadi-lo a adotar determinado comportamento. Há referência direta ao destinatário, uso de imperativo e apelos emocionais. É comum em textos publicitários, sermões e discursos eleitorais.

Referencial

Essa função, bastante empregada em textos jornalísticos e científicos, privilegia a transmissão de informações de forma objetiva. Não há envolvimento nem do receptor, nem do emissor.
Lembre-se, no entanto, de que os editoriais ou as chamadas cartas ao leitor dos jornais, revistas e outros meios de comunicação, ao contrário, são opinativos e, assim, não se enquadram na função referencial.

Fonte: Coleção Enem & Vestibulares - O passo decisivo para sua aprovação.


Gostou? Acompanhe nossa página no Facebook!




Leia também:

Tecnologia do Blogger.