Header Ads

Procedimentos de Leitura


A capacidade de ler, interpretar e compreender os mais diferentes tipos de textos, sejam eles verbais ou não verbais, é uma das mais importantes exigências para quem quer ter um bom desempenho no Enem e nos vestibulares. Em vista disso, faz-se necessário que você, estudante, tome algumas atitudes na hora em que se deparar com questões do tipo. 














Você deve:

1º Ler o texto integralmente para saber qual é o assunto.

2º Localizar e destacar (sublinhar, circular) as informações essenciais. Para identificar essas informações mais importantes procure fazer perguntas como: O quê? Quem? Quando? Onde? Por quê? Como? Para quê?

3º Analisar o contexto do texto: Quem escreveu o texto? Qual o objetivo dele? Em que época o texto foi escrito? Etc.

4º Comparar informações, relacionando o contexto do texto com a sua realidade, identificando as semelhanças e diferenças.

5º Fazer uma análise mais técnica do texto, identificando características estruturais (Qual o tipo de texto? Qual a linguagem utilizada? Quais os recursos usados no texto? É verso ou prosa? Etc.)

6º Tirar suas conclusões finais.

"As aventuras da leitura são as aventuras de cada leitor e leitora para tentar captar a riqueza infinita de nossos dias vividos por viver!
Lemos para saber, compreender, refletir, mudar!
Nessa viagem, somos tocados pela beleza da linguagem, pela imaginação, pela fantasia, pela emoção!
Graças aos momentos preciosos da leitura, nossa vida se torna mais bela e adquirimos a sensação de plenitude e perfeição!
A leitura nos leva a compartilhar o que somos, onde estamos, para onde vamos e a vislumbrar impasses e desafios da humanidade e do planeta!
Lemos para decifrar, traduzir e dar voz a nossa instigação para compreender a sociedade e transformá-la!
Não podemos deixar de ler jamais!
Ler é ser! Ser é ler [...]"

PAIVA, Juliana Zanetti de. Contracapa. In: _____(org.). Desafios literários. Fortaleza: Academia Maria Ester de Leitura e Escrita, 2011.

Gostou? Acompanhe nossa página no Facebook!



Leia também:

Tecnologia do Blogger.