Header Ads

O mundo Pós-moderno

Os valores da sociedade moderna passaram por transformações significativas com o término da Segunda Guerra. As décadas de 1960 e 1970, em especial, foram culturalmente efervescentes . O consumismo, as exploração dos seres humanos e os limites da consciência passaram a ser questionados. Era a época das músicas de protesto, do movimento feminista, do movimento contra o racismo.















O Brasil conheceu nessa época, uma de suas faces mais tristes. Foram os anos da ditadura, da repressão, da tortura. O espírito de contestação que mobilizava europeus e norte-americanos influenciou também nossa cultura. Muitos se posicionaram contra os problemas sociais, os preconceitos, a moralização hipócrita. Surgiram o Cinema Novo, o Tropicalismo, o teatro engajado, as músicas de protesto de Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, entre outros. O regime totalitário dessas décadas esvaziou consciências, estimulou o não-pensar, condenando a reflexão, o que teve um efeito arrasador em nossa cultura.

A civilização contemporânea elegeu outro símbolo: a informação. Com o surgimento da internet o acesso à informação agilizou-se de tal maneira que o rádio e a televisão perderam status como veículos mais rápidos de transmissão de dados.

Moonwalk, de Andy Warhol

O conhecimento estanque e absoluto não é mais aceito no século XXI. A interdisciplinaridade a ética e a responsabilidade social surgem como necessidade. A resposta para nossas angústias e conflitos ainda deve ser buscada na Arte e na Literatura, manifestações artísticas tradicionalmente associadas à reflexão e à análise do comportamento humano.

Características:
  • Ecletismo;
  • Eliminação das fronteiras entre a arte erudita e a popular;
  • Intertextualidade;
  • Niilismo;
  • Postura individualista;
  • Humor;
  • Concretismo.

Principais artistas: Ferreira Gullar, Adélia Prado, Manuel Barros, Dalton Trevisan, José J. Veiga, Moacyr Scliar, Lygia Fagundes Telles, Sérgio Sant'Anna, Rubem Fonseca, Inácio de Loyola Brandão, Murilo Rubião, Autran Dourado, Fernando Sabino, Lya Luft, Otto Lara Resende, João Gilberto Noll. 


Fontes: Português: Linguagens - William Cereja & Thereza Cochar + Português: Língua, Literatura e Produção de Texto: Maria Luiza Abaurre, Marcela Nogueira Pontara & Tatiana Fadel.

Gostou? Acompanhe nossa página no Facebook!



Leia também:

Tecnologia do Blogger.