Header Ads

Pré-Modernismo [resumo]

A proclamação da República, em 1889, não representou mudança significativa no cenário social brasileiro. Latifundiários controlavam vastas extensões de terra, tanto no litoral quanto no interior. Nos centros urbanos, escravos libertos vagavam sem emprego, pois a elite, apostando em um "embranquecimento" da mão-de-obra, preferia "importar" imigrantes europeus.















O nordeste enfrentava uma série de terríveis secas, agravando as péssimas condições de vida da população. Premidos por suas carências, muitos aderiram ao sonho messiânico e seguiram o líder Antônio Conselheiro na esperança de conquistar condições de vida mais humanas. No Sul do país, os "monges" João Maria e José Maria lideravam os revoltosos de Contestado. Aqueles que não sentiam o chamado da religião atendiam ao apelo do cangaço. No sertão nordetino ocorreram batalhas entre a polícia e grupos de cangaceiros, que exigiam dos principais coronéis o pagamento de taxas de proteção para suas fazendas. A Amazônia vivia a fase áurea da extração da borracha. São Paulo passava por um momento de expansão econômica graças à cultura do café, representando uma opção para muitos brasileiros, que para ali se dirigiam na esperança de conseguirem um trabalho estável e mais bem remunerado. 

Características:
  • Dessacralização do texto literário;
  • Utilização de um português mais "brasileiro";
  • Crítica à realidade social e econômica contemporânea;
  • Constituição de uma literatura que retrate verdadeiramente o Brasil.

Principais artistas e obras:
  • Euclides da Cunha: Os sertões.
  • Lima Barreto: Recordações do escrivão Isaías Caminha, Clara dos Anjos, Triste fim de Policarpo Quaresma.
  • Monteiro Lobato: Cidades mortas.
  • Augusto dos Anjos: Eu e outras poesias.
Lima Barreto


Fontes: Português: Linguagens - William Cereja & Thereza Cochar + Português: Língua, Literatura e Produção de Texto: Maria Luiza Abaurre, Marcela Nogueira Pontara & Tatiana Fadel.

Gostou? Acompanhe nossa página no Facebook!



Leia também:

Tecnologia do Blogger.