Header Ads

Como usar ponto e vírgula


O ponto e vírgula indica geralmente uma pausa maior que a vírgula e serve para separar orações que têm relação de sentido, deixando-as num mesmo período: "Essas coisas me fazem lembrar outras, também ásperas e tristes; estou num dia de lembranças ruins. Quando hoje vejo moços a falar do tédio da vida, tenho inveja; nós nunca tivemos tempo para sentir tédio." (Rubem Braga)














O ponto e vírgula é geralmente usado para separar orações coordenadas: Paulo gosta de filmes policiais; eu prefiro comédias | Célia mora no litoral; sua irmã, no interior.
Também usamos o ponto e vírgula para separar os itens de uma enumeração; por isso, ele está sempre presente em portarias, decretos, leis, considerandos etc. Veja esse exemplo, extraído da Constituição Federal, capítulo III (Da Educação, da Cultura e do Desporto):

Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
V - valorização dos profissionais do ensino, garantido, na forma da lei, plano de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, assegurado regime jurídico único para todas as instituições mantidas pela União;
VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei;
VII - garantia de padrão de qualidade.



Gostou? Acompanhe nossa página no Facebook!




Leia também:

Tecnologia do Blogger.