Header Ads

Possíveis temas para redação do ENEM 2016


Neste artigo listo alguns dos possíveis temas para a redação do Enem 2016. Lembre-se de que o objetivo principal é incentivá-lo a praticar a criação de redações, por isso, pesquise notícias e artigos sobre cada um dos temas propostos e escreva sobre cada um deles. Também deixo a seguir alguns links interessantes de outros artigos com dicas para redações, é só clicar e ler:



  1. A redação no Enem
  2. Exemplos de redação nota 1000 no ENEM
  3. O que NUNCA fazer na redação do Enem ou vestibular
  4. Como fazer uma boa redação
  5. A introdução: qual a melhor forma de começar uma redação?
  6. O desenvolvimento de uma redação
  7. Como fazer a conclusão de uma redação?
  8. Como melhorar a aparência da sua redação



Capitalismo e a má distribuição e escassez de recursos naturais X Desenvolvimento sustentável


As últimas décadas podem ser caracterizadas pelo crescimento sem precedentes da produção, ao passo que a população se vê cada vez mais estimulada a consumir diferentes bens e serviços. Vivemos numa sociedade em que pouco vale o que você é, mas sim o que você possui. Ostentar bens é sinônimo de sucesso social. A própria noção de desenvolvimento se dá de acordo com o nível de capacidade que uma sociedade tem de produzir e consumir tais bens e serviços. Entretanto, para estimular cada vez mais a produção e fomentar o consumismo, se reduz a vida útil dos produtos. Desde bens antes considerados duráveis, como eletrônicos e eletrodomésticos, até peças de vestuário, as mercadorias vêm tornando-se obsoletas num período de tempo cada vez menor.
Agora, amigo leitor, imagine a mesma sociedade consumista inserida num espaço onde existe um planejamento em relação à exploração de recursos naturais praticamente nulo. Ao mesmo tempo que a produção cresce e o consumismo é estimulado, os recursos naturais vão se esgotando. 
E este é um problema de grande escala, pois até mesmo pessoas pobres e excluídas desse "desenvolvimento" se vêem prejudicadas. 
Conclusão: Existem muitas facetas que podem ser abordadas com relação a este tema, desde como o estímulo ao consumismo desenfreado é um caminho em direção ao esgotamento dos recursos naturais, até mesmo se é possível alcançar um desenvolvimento sustentável e quais as maneiras de alcançá-lo. Sugiro escrever rascunhos abordando as diferentes possibilidades de temas de redação que podem ser solicitadas envolvendo estes assuntos.


Globalização e acesso à cultura e informação X Desigualdades


Tomando como gancho a ideia anterior, outro tema importantíssimo a ser estudado é como a tão aclamada globalização atinge apenas uma pequena parcela da população. Lembre-se de que boa parte da população mundial nem sequer tem acesso ao saneamento básico, logo dificilmente tem acesso a produtos tecnológicos e Internet. Ao mesmo tempo em que avanços tecnológicos e o acesso à informação fomentam revoluções sociais, tais mudanças atingem apenas uma pequena parcela da população mundial. Boa parte dos brasileiros ainda se vê distante do acesso à cultura e aos diferentes meios de comunicação, o que muitas vezes acaba criando diversos preconceitos envolvendo estas pessoas. É importante que você saiba relacionar a globalização com as ainda grandes desigualdades sociais existentes na nossa sociedade.


Geração de energia



A difusão dos meios eletrônicos, o crescimento da indústria, o aumento do número de automóveis... Enfim, em qualquer ângulo analizado, o crescimento econômico está associado à exploração dos recursos naturais. E a ampliação e diversificação desses recursos é um dos principais desafios para a sociedade atual. 
É importante que você leia muito a respeito de fontes renováveis e não-renováveis de energia, e sobre a geopolítica da exploração do petróleo. Pesquise também a respeito de fontes alternativas de energia que podem ser aplicadas no Brasil.


Endemias, epidemias e pandemias X Desenvolvimento Social


Nos últimos meses, acompanhamos o avanço de várias doenças, como a Zika e a Chikungunya, é quase inevitável que o Enem e vestibulares exijam que os candidatos estejam atualizados a respeito disto. O próprio Enem sempre cobra temas relacionados a doenças e suas respectivas medidas profiláticas, e você deve se preparar para isso. Mas outro ponto importante a ser analizado é como a má distribuição de recursos, falta de investimentos em educação e saneamento básico e as desigualdades sociais podem inferir num aumento de tais problemas.


Terrorismo X Intolerância Religiosa


O terrorismo adquiriu grande relevância neste início do século XXI, marcado pelo atentado ao World Trade Center. Obviamente ele sempre existiu, mas nos últimos anos vem sendo proclamado como uma das maiores ameaças da humanidade, por causa de sua imprevisibilidade e dificuldade de reconhecimento e controle do inimigo.
Mas para um candidato que quer se dar bem no Enem e nos vestibulares, é preciso notar e compreender que existem muitos interesses político-econômicos por trás desses ataques.
Nos últimos anos, o Estado Islâmico ganhou destaque, então é importante que você leia sobre os objetivos políticos do grupo e as motivações do fundamentalismo.
Também lembre-se que existe muita intolerância religiosa envolvendo mulçumanos e refugiados inocentes, causados pela falta de informação e o sensacionalismo da maior parte dos meios de comunicação.


Redes Sociais X Relações Interpessoais e familiares

http://www.meon.com.br/variedades/gente/comportamento/a-moda-agora-e-whatsapp-ne-diz-o-aposentado-vicente-guedes

Para escrever sobre este tema, você já tem que ter estudado a globalização, para ter uma boa base para sua argumentação.
As redes sociais alcançam novas famílias a passos largos. Antes, apenas os jovens se interessavam em manter-se conectados, mas hoje, até mesmo pessoas de outras gerações, encantadas com a facilidade para comunicação oferecida, são estimuladas a aderirem às redes sociais. Porém, as relações pessoais "corpo a corpo" são prejudicadas pelo seu uso desenfreado.
Na redação do Enem 2011, tivemos o tema "Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado". Porém, creio ser ainda importante analisar como as relações interpessoais estão mudando de aspecto com o avanço e popularização das redes socias.


O poder das manifestações X Interesses político-partidários

A maior parte das manifestações acaba manipulada por interesses político-partidários.

Será que o povo realmente conhece seu poder? Se o conhece, por que, na maior parte das manifestações, acaba subjugando-se aos interesses político-partidários? Até que ponto a disputa pelo poder entre alguns poucos privilegiados socialmente pode evocar e influenciar diferentes camadas sociais?


Bônus: Movimentos sociais


É imprescindível que você tenha uma boa noção a respeito de desigualdades sociais, suas consequências e diferentes movimentos que lutam pelos direitos das classes sociais inferiorizadas. Isso vale para qualquer prova que você for fazer. Por exemplo, dificilmente vão pedir para discorrer literalmente sobre o movimento negro. Porém, muitas vezes vai ser necessário você ter tais conhecimentos para usar como base para sua argumentação. E é muito bom que você pesquise e, se possível, converse com pessoas envolvidas com determinado movimento social, pois isso lhe ajudará a não só entender algumas das causas para a desigualdade, como também vai compreender que medidas podem ser tomadas para diminuir a discrepância entre diferentes grupos sociais.



Gostou? Acompanhe nossa página no Facebook!





Leia também:


Tecnologia do Blogger.