TOP 10: Possíveis temas para a redação do Enem 2017
















Neste artigo vou listar alguns dos meus palpites de possíveis temas para a redação do Enem 2017. Analisando os temas das edições anteriores do exame, fica claro que o Enem costuma cobrar temas sociais e que fazem parte da realidade brasileira. Além disso, vale lembrar que o tema da redação do Enem é escolhido no primeiro semestre do ano, logo, a probabilidade de um dos assuntos que ficaram "em alta" neste período cair na redação é grande.

Vamos aos meus palpites:

Epidemias e Doenças sexualmente transmissíveis (DST's)


Atualmente, o Brasil enfrenta uma epidemia de sífilis (Foto: Divulgação)

Nos últimos meses, o Brasil tem lutado contra a proliferação de diferentes doenças (Zika Vírus, Chikungunya, etc.), então temas que envolvem epidemias, prevenção de doenças e campanhas de vacinação tem grandes chances de serem cobrados no Enem. Entretanto, faço uma ressalva para que os estudantes deem uma atenção especial para as DST's (Doenças sexualmente transmissíveis), pois além de serem um problema social, diretamente ligado aos jovens, é algo que está em alta nos últimos meses nos jornais, sites e revistas devido ao crescimento do número de vítimas dessas doenças nos últimos dois anos.


Idosos


A expectativa de vida no Brasil aumenta cada vez mais, porém os direitos dos idosos ainda são desrespeitados. (Foto: Karsten Thormaehlen)

Inclusão social de idosos é um tema que há anos bate à porta do Enem como possível tema para a redação. Mas este ano, mais do que em qualquer outro anterior, o tema tem uma grande chance de cair na redação, devido à Reforma da Previdência.


Inclusão dos portadores de necessidades especiais


(Foto: APNEN)

É de praxe o Enem cobrar temas relacionados aos direitos das minorias, e um muito importante e que, assim como o citado anteriormente, vem batendo à porta do exame há anos é a inclusão dos portadores de necessidades especiais. Os estudantes poderão discorrer sobre o combate ao bullying, geração de emprego para esta população, adaptação do transporte público etc.


Prevenção dos suicídios e combate à depressão


(Foto: Divulgação)

É um tema social e diretamente relacionados aos jovens. Antes praticamente ignorado no nosso país, esse problema vem ganhando atenção da mídia nos últimos anos, como, por exemplo, com a criação da campanha Setembro Amarelo. Também ficou em evidência nos últimos meses nos sites, jornais e revistas por causa da popularização de um jogo conhecido como Baleia Azul.


Questão indígena


Centenas de processos para demarcação de terras aguardam conclusão na Justiça. (Foto: Sumaia Villela/Agência Brasil)

É uma minoria social que vem sofrendo nos últimos anos com o desrespeito aos seus direitos e com a violência, e que tem ficado em evidência nos últimos meses nos canais de informação. Certamente tem grande chance de cair na redação do Enem 2017.


Mobilidade urbana


(Foto: Supri/Reuters)

É um problema cada vez mais evidente no Brasil, principalmente nas cidades grandes. O aluno poderá discorrer sobre o excesso de carros particulares, má qualidade do serviço de transporte público e meios alternativos de locomoção, como o Uber. É um tema bastante atual e em alta nos últimos meses, então tem grandes chances de cair na redação do Enem 2017.


Direitos dos animais


(Foto: Lucas Amorelli/Arquivo A Crítica)

É um tema social ainda pouco tratado pelo Enem. Entretanto, a mobilização a favor dos direitos dos animais tem crescido cada vez mais nos últimos anos, principalmente nas redes sociais, o que faz com que suas chances de aparecer na prova de redação no Enem aumentem.


Esporte e sociedade


Meninos do projeto Dream Football (Foto: Guito Moreto)

O Brasil passou recentemente pela Copa do Mundo e pelas Olimpíadas, logo, o esporte é um tema em alta nos últimos meses. Acredito que seria um boa proposta de redação analisar o esporte como um fator para a transformação social.


Moradores de rua


(Foto: Nacho Doce/Reuters)

Uma pesquisa publicada pelo Ipea projetou que o Brasil já tem mais de 100 mil pessoas vivendo nas ruas. É um grande problema no Brasil, mas ainda pouco discutido entre estudantes. Está em evidência na mídia brasileira nos últimos meses devido à discriminação que estas pessoas em situação de rua vêm sofrendo por causa alguns governantes.


Sustentabilidade e meio ambiente


(Foto: Getty Images)


Já é um tema batido no Enem, mas sempre muito atual. O estudante deve lembrar que diversas cidades no Brasil vêm enfrentando problemas com a escassez de água nos últimos anos. Além disso, outra reflexão importante é sobre o desenvolvimento sustentável, levando em conta estratégias para que o meio ambiente seja pouco prejudicado pelo avanço das grandes corporações.

Dicas finais:
  • Leia jornais, revistas e sites para manter-se atualizado.
  • Leia frequentemente, até o dia que antecede a prova, para manter seu cérebro ativo.
  • A prática leva à perfeição: você vai perceber que quanto mais praticar, vai ter cada vez mais facilidade para dissertar sobre diferentes temas.

Clique e leia também: