15 alusões do mundo dos games para usar em sua redação

Já comentei diversas vezes aqui no Acrobata das Letras sobre o quanto a prova de redação, principalmente no Enem, é extremamente interdisciplinar. Para um bom desempenho, o estudante deve não somente dominar as técnicas básicas de redação, mas deve também demonstrar conhecimento de mundo. Em resumo, ele deve mostrar ao corretor que conhece mais sobre o tema proposto do que aquilo que já está exposto nos textos de apoio, evitando uma argumentação superficial.

Existem diversas formas de demonstrar conhecimento de mundo. Anteriormente, já escrevi sobre as citações filosóficas e alusões históricas, literárias e cinematográficas. Agora, darei 15 sugestões de alusões do mundo dos games que podem ser usadas em uma redação.

Leia também:

The Last of Us | The Last of Us: Left Behind (Naughty Dog)


Contexto em que pode ser usado: Sistema de saúde, Fome, Violência, LGBT

Sinopse: Joel, um sobrevivente das zonas de quarentena em guerra com o que sobrou dos militares e sobreviventes,  atua, apesar da lei marcial imposta, no mercado negro da cidade contrabandeando armas e suprimentos.
Encarregado de levar Ellie, uma menina de quatorze anos de idade, com coragem além do comum, a um local designado em troca de armas, sem saber, o que começa como uma simples tarefa para entregar Ellie para outra zona de quarentena, logo se transforma em uma profunda jornada que irá mudar para sempre a vida dos dois.
Em uma viagem pelos Estados Unidos, devastado por um fungo que dizimou a população, Joel e Ellie vão enfrentar pelo caminho diferentes tipos de inimigos, a falta de suprimentos, a ameaça de sobreviventes e infectados, farão eles se unirem para sobreviver a realidade de um mundo completamente novo.


Valiant Hearts: The Great War (Ubisoft)



Contexto em que pode ser usado: Guerra, Violência

Sinopse: Esta é a história de destinos cruzados e de um amor partido em um mundo aos pedaços. Esta história fictícia levará você de volta a famosos cenários da 1ª Guerra, como Reims e Montfaucon, revisitando batalhas históricas do Front Ocidental, como a Batalha do Marne ou a Batalha do Somme. 
Em Valiant Hearts, as vidas dos personagens são inextricavelmente traçadas em conjunto durante o curso de jogo. Amizade, amor, sacrifício e tragédia atingem cada um dos personagens, enquanto eles se auxiliam para manter a humanidade diante dos horrores da guerra.


Bully (Rockstar)



Contexto em que pode ser usado: Bullying, Educação

Sinopse: O jogo conta a história de Jimmy Hopkins, um adolescente que foi expulso de todas as escolas em que já esteve matriculado. Certo dia, sua mãe o abandona em Bullworth, uma escola aparentemente rígida, porém corrupta. Durante o jogo, Jimmy tem o objetivo de superar seus rivais e dominar a escola.


God of War (SIE Santa Monica Studio, Ready at Dawn)



Contexto em que pode ser usado: Suicídio, Depressão

Sinopse: Aqui você controla Kratos, um guerreiro fortíssimo e hábil, durante diversas aventuras onde luta com inimigos lendários e poderosos e resolve puzzles.
Durante o jogo, Kratos é atormentado por visões do seu passado, as quais não consegue se livrar. Ele mantém um rancor e uma mágoa tão grandes, e, ao pensar que nunca conseguirá superar tudo isso, tenta o suicídio.


Wolfenstein: The New Order (MachineGames, Bethesda Softworks)



Contexto em que pode ser usado: Guerra, Violência, Fascismo

Sinopse: O jogador assume o papel do protagonista da série, William "B.J." Blazkowicz (Brian Bloom), que tem o objetivo de iniciar uma contra-ofensiva "impossível" sobre as forças Nazistas que controlam o mundo. Decorrendo na Europa, em The New Order o jogador tem de se infiltrar em fortes Nazistas e lutar contra legiões de inimigos, enquanto toma posse de "super armas" que os Nazistas usaram para controlar o mundo.


The Last Guardian (SIE Japan Studio)



Contexto em que pode ser usado: Direitos dos Animais, Meio Ambiente

Sinopse: Enfrentando perigos desconhecidos em uma terra estranha e mística, um garoto comum e seu enorme amigo emplumado terão de confiar um no outro para sobreviver nessa angustiante história de amizade e confiança.


GTA: San Andreas (Rockstar)



Contexto em que pode ser usado: Drogas, Violência Urbana, Racismo, Corrupção, Sistema Prisional

Sinopse: Cinco anos atrás, Carl Johnson conseguiu escapar da dura realidade dos subúrbios de Los Santos, em San Andreas, uma cidade tomada por problemas com gangues, drogas e corrupção.
Agora, é início dos anos 90. Carl deve voltar para sua casa. Sua mãe foi assassinada, sua gangue caiu e seus amigos de infância estão todos em direção à ruína.
Ao retornar ao bairro, um par de policiais corruptos o enquadram por um homicídio que não cometeu. Então, CJ é forçado a entrar em uma jornada que o leva por todo o estado de San Andreas, para salvar sua família e assumir o controle das ruas.


Watch Dogs (Ubisoft)



Contexto em que pode ser usado: Crimes de Informação, Segurança, Tecnologia, Privacidade, Mundo Digital

Sinopse: Só precisa deslizar o dedo. Nos conectamos com os amigos. Compramos os dispositivos e equipamentos mais recentes. Nós descobrimos o que acontece no mundo. Mas com o mesmo gesto de deslizar o dedo, projetamos uma sombra cada vez maior. Com cada conexão, deixamos um rastro digital que segue todos os nossos passos e marcos, tudo aquilo de que gostamos ou não. E não são só pessoas. Hoje, todas as grandes cidades estão em rede. As infraestruturas urbanas são monitoradas e controladas por sistemas operacionais complexos.
Em Watch_Dogs, este sistema é chamado de Central Operating System e ele controla praticamente toda a tecnologia da cidade, além de manter informações importantes sobre todos os residentes.
Você joga como Aiden Pearce, um hacker brilhante e ex-bandido, cujo passado criminoso acabou causando uma violenta tragédia familiar. Agora, perseguindo aqueles que atacaram sua família, você poderá monitorar e hackear todos à sua volta, manipulando tudo o que esta conectado à rede da cidade. Acesse câmeras de segurança, faça download de informações pessoais para localizar um alvo, controle semáforos e transportes públicos para deter o inimigo e muito mais.


Firewatch (Campo Santo)



Contexto em que pode ser usado: Meio Ambiente

Resumo: No jogo, você acompanha Henry, um homem de meia idade que foge de dificuldades pessoais, enquanto vigia os incêndios florestais em um parque nacional. Tendo um rádio portátil como seu único companheiro, o jogador explora a beleza ameaçadora de Wyoming e reflete sobre a vida, o amor e a perda.


Life Is Strange (Dontnod Entertainment)



Contexto em que pode ser usado: Família, Drogas, Bullying, Assédio e abuso, LGBT

Sinopse: Life is Strange é um jogo de cinco episódios que revolucionou o conceito de jogos narrativos de escolha/consequência, permitindo que o jogador volte no tempo para influenciar o passado, presente e futuro.
Você joga como Maxine Caulfield, uma estudante de fotografia, que descobre, salvando a vida de sua amiga de infância, Chloe Price, que ela tem a capacidade de voltar no tempo. Ela terá que aprender rapidamente que mudar o passado pode ter consequências desastrosas para o futuro.


Tomb Raider (Core Design, Crystal Dynamics)



Contexto em que pode ser usado: Questão Indígena

Sinopse: A personagem principal da franquia é a arqueóloga britânica Lara Croft, que sai em diversas explorações pelo mundo afora, enfrentando inimigos em busca dos seus objetivos. Durante os jogos, ela estabelece contato com diversas lendas e povos indígenas, sempre demonstrando um enorme respeito por seus conhecimentos.


Outlast 2 (Red Barrels)



Contexto em que pode ser usado: Violência, Extremismo Político e Religioso

Sinopse: Você é Blake Langermann, um cinegrafista que trabalha com sua esposa, Lynn. Vocês dois são jornalistas investigativos dispostos a correr riscos e cavar a fundo para descobrir as histórias que ninguém mais se atreverá a explorar. Você está seguindo um rastro de pistas que começaram com o aparente assassinato de uma mulher grávida conhecida como Jane Doe. A investigação conduziu-lhes para o deserto do Arizona, até uma escuridão tão profunda que ninguém poderia iluminar e uma corrupção tão intensa que enlouquecer pode ser a única coisa sã a fazer.


Mad Max (Avalanche Studios)



Contexto em que pode ser usado: Fome, Crise Hídrica, Meio Ambiente

Sinopse: Mad Max oferece uma jogabilidade de mundo aberto em um ambiente pós-apocaliptico onde os carros são a chave para a sobrevivência. Os jogadores controlaram Mad Max, um guerreiro solitário que deve lutar para permanecer vivo no The Wasteland.


Gone Home (The Fullbright Company, Midnight City)



Contexto em que pode ser usado: LGBT

Sinopse: Investigue a casa da família Greenbriar. Descubra a história por trás do que aconteceu com eles. Vá para casa, novamente.


Remember Me (Dontnod Entertainment)



Contexto em que pode ser usado: Guerra, Protestos, Privacidade

Sinopse: Remember Me é um jogo de ação e aventura onde os jogadores incorporam Nilin, uma ex-caçadora de memórias de elite com a capacidade de penetrar nas mentes das pessoas para roubar ou até mesmo alterar suas memórias. As autoridades, assustadas com seus conhecimentos e habilidades, prendem Nilin e apagam sua memória. Depois de fugir da prisão, ela sai em busca de sua identidade, ajudada por seu único e último amigo. Nos passos de seu passado, ela será rastreada pelas pessoas que estão por trás dessa sociedade em constante vigilância.