Agentes para proposta de intervenção de redação


Embora seja presença indispensável em uma redação nota 1000, a proposta de intervenção ainda provoca diversas dúvidas quando os estudantes precisam desenvolvê-la.
Isso acontece porque os vestibulares e até mesmo o próprio Enem estão cada vez mais exigindo uma conclusão bem-feita. Logo, para uma conclusão perfeita, é necessário que o estudante crie propostas de intervenção detalhadas. É necessário destacar que elas devem ser detalhadas, pois escrever apenas "é preciso fazer x coisa para resolver o problema" e parar por aí vai fazer sua nota despencar. Na proposta de intervenção, você precisa apresentar não apenas a proposta em si, mas também quem vai colocar ela em prática, onde e como ela vai acontecer e porque ela vai resolver o problema.

É também indispensável que o agente da proposta não seja algo generalizado. Tendo isso em vista, disponibilizamos abaixo exemplos de agentes e suas possíveis ações intervencionistas

Iniciativa privada: Promover parcerias com outros setores, conscientizar seus funcionários e colaboradores, implementar projetos sociais.

Mídia: Realizar a ficção engajada, divulgar projetos, realizar campanhas informativas, incentivar a criticidade, ser um canal de comunicação das vanguardas de minorias.

Núcleos tecnológicos: Desenvolver aplicativos com fins sociais.

Escolas/ Universidades: Realizar ações educativas, difundir uma cultura de criticidade, criação de disciplinas afins para discussão do tema, conscientizar.

Família: Fiscalizar, proteger, educar, conscientizar, debater com os membros.

Governo/ Órgãos governamentais: Criar, fiscalizar e implementar leis, projetos, obras, estabelecer contatos com outros agentes (parceria público-privada).

ONGs/ Cooperativas/ Associações/ Sindicatos: Complementar, auxiliar projetos criados por outros agentes, promover campanhas de prevenção.

Próprio Indivíduo: Mudar seu comportamento diante da problemática, fazer uma autoavaliação, buscar meios para ampliar o conhecimento.