Como é corrigida a redação no Enem

Dois corretores: A redação é corrigida por dois especialistas, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro.

Atribuição de Notas: Cada corretor atribuirá uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências exigidas, totalizando 1000 (mil) pontos.
Média: A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores.

Terceiro Corretor: Caso ocorra uma diferença de 100 pontos ou mais entre as duas notas totais (numa escala de 0 a 1000) ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a 80 (oitenta) pontos (numa escala de 0 a 200), a redação passará por uma terceira correção.

Notas convergentes: Caso não haja discrepância entre o terceiro corretor e pelo menos um dos outros dois corretores, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo descartadas as notas não convergentes.

Banca: Caso o terceiro corretor apresente discrepância com os outros dois corretores, haverá novo recurso de ofício e a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final ao participante, sendo descartadas as notas anteriores.