Filmes, séries e documentários com temáticas políticas que podem te ajudar na Redação

A política é uma temática muito cobrada no Enem. Nas provas objetivas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, frequentemente vemos questões que discutem os governos, os princípios éticos de autoridade e a história dos sistemas políticos do mundo. Na redação, este assunto pode ser pauta também. Além da possibilidade de ser um tema, o conhecimento prévio sobre ele pode enriquecer o texto ao fazer referências e alusões a fatos políticos da sociedade e do mundo. As dicas deste post podem te ajudar a fazer abordagens originais e criativas em sua redação. 

Por isso, listamos cinco filmes, séries e documentários sobre política que vão te fazer entender mais sobre o assunto enquanto aproveita um momento de entretenimento! ;)
 Confira:


House of Cards 


A série mostra como funciona um sistema político, neste caso o americano, “nos bastidores”, ou seja, de um jeito que ninguém vê. Jogos de interesses, manipulações e planos para derrubar governos e conseguir cargos são alguns dos direcionamentos do roteiro. A série trata também de temas como corrupção, poder, influência e ambição no governo. Envolve, ainda, relação política e a mídia, interessante abordagem para discutir determinadas críticas na redação. 


Os Dias Eram Assim 


A série brasileira discorre sobre o cotidiano de uma família no contexto da Ditadura Militar. Com o decorrer do tempo, mostra as mudanças políticas até as Diretas Já, como as configurações sociais vão se transformando. 


Scandal 


A protagonista desta série é uma ex-Consultora de Comunicações da Casa Branca e seu negócio é “gerenciar crises”. Problemas políticos e de pessoas da alta elite são resolvidos por ela por meio de táticas ilegais, artifícios para manter as aparências e esconder escândalos. Esse jogo de manter mentiras e verdades ocultas são representações muito claras de nossa realidade social da atualidade. 

118 dias 


Este é um filme que conta a história de um jornalista que cobria as eleições presidenciais de 2009 no Irã e é preso por gravar o assassinato de um homem pelas forças iranianas e por dizer ironicamente em uma entrevista que era um espião. O filme mostra como funciona o governo fundamentalista islâmico no Irã, extremamente conservador e violento.


Trabalho Interno 


Trabalho interno é um documentário que trata sobre a crise financeira. O filme foi descrito pelo diretor, Charles H. Ferguson, como “a corrupção sistêmica dos Estados Unidos pela indústria de serviços financeiros e as consequências da corrupção sistêmica.” Abordas as diferentes configurações no ambiente político e a influência na economia.