Resenha: Harry Potter e a Câmara Secreta, de J.K. Rowling

As férias foram tão ruins que Harry Potter só queria voltar para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Mesmo intrigado com o aviso de um misterioso elfo doméstico, ele volta à escola, onde além de ter que aguentar o arrogante professor de Arte das Trevas, Gilderoy Lockhart, e suportar os assédios de um garoto que só pensava em fotografá-lo, Harry ainda tinha que tentar desviar a atenção da obcecada Gina Weasley. Mas certamente isso é pouco quando comparado com as misteriosas petrificações que assustam os alunos e professores. Quem estaria por trás dos ataques?


Os Dursley foram tão abomináveis durante as férias, que Harry Potter mal esperava poder voltar à Hogwarts. Entretanto, pouco tempo antes disso acontecer, uma misteriosa criatura invadiu seu quarto. Dobby era um elfo doméstico muito maltratado e estava aterrorizado com a ideia de que Harry voltaria à escola de magia. Tentou convencer o garoto a todo custo dizendo que se fizesse isso coisas terríveis iriam acontecer, e que estaria mais protegido se resolvesse ficar com os tios trouxas.



Mas, obviamente, Harry não aceitou de jeito nenhum a proposta do elfo. Por ver que não estava convencendo o garoto, Dobby acaba provocando um pequeno caos na casa dos Dursley, e Harry acaba levando a culpa por isto. Irritados, os tios o proíbem de voltar à Hogwarts.

Os dias se passaram, e quando Harry Potter já começava a perder as esperanças, os irmãos Weasley o resgatam daquela prisão, levando-o para a casa deles - A Toca.


" - Não é muita coisa - disse Rony.
- É maravilhosa - comentou Harry feliz, pensando na rua dos Alfeneiros." (pg 29)

Harry foi muito feliz durante sua estada na Toca, mas já era hora de voltar à Hogwarts. 
Mesmo tendo enfrentado uma detenção logo no início do ano letivo por ter andado com um carro voador e exposto o mundo mágico, as preocupações só pareciam aumentar.

"Rony largou de vez o volante e puxou a varinha do bolso traseiro.
- PARE! PARE! - berrou, golpeando o painel e o para-brisa, mas eles continuaram a mergulhar, o chão voando ao seu encontro..." (pg 60)

Harry agora tinha que lidar com a arrogância do seu novo professor de Arte das Trevas, Gilderoy Lockhart, e suportar o assédio de um aluno - Colin Creevey - que só pensava em fotografá-lo. Sem contar os resmungos da Murta Que Geme e a paixão tímida e obcecada de Gina Weasley.

" - Vamos, vamos, reúnam eles, reúnam eles, são apenas diabretes - gritou Lockhart." (pg 81)

Mas logo isso se torna insignificante perto dos misteriosos ataques que começam a acontecer em Hogwarts. Estudantes aparecem inexplicavelmente petrificados, e todos na escola ficam aterrorizados. Quem estaria por trás dos ataques?

Minha edição de Harry Potter e a Câmara Secreta em capa branca.

Harry Potter e a Câmara Secreta se destaca como um dos livros mais divertidos da série. J.K. Rowling mostra toda a sua criatividade e senso de humor, desde o vampiro melancólico que gosta de fazer barulho no sótão dos Weasley até a festa de aniversário de morte de Nick quase sem Cabeça. Foi tudo tão bem organizado pela autora que conseguimos dar boas risadas com várias situações como estas.
E, como disse a respeito de Harry Potter e a Pedra Filosofal, sempre me surpreendo com a maneira sutil e ao mesmo tempo rápida com que a autora narra suas histórias. É impossível não se prender ao enredo que, mesmo em meio às histórias misteriosas que rondam a 'lenda' da Câmara Secreta, nos surpreende com pitadas de humor. Uma leveza e simpatia típicas de J.K. Rowling. Recomendadíssimo! 

Livro X Filme: Harry Potter e a Câmara Secreta

Além de Harry Potter e a Câmara Secreta ser um dos meus livros preferidos dentre os sete, também é um dos meus filmes preferidos. Realmente não tenho nenhuma grande reclamação com relação a cortes, pois, como disse no Livro X Filme: Harry Potter e a Pedra Filosofal, todos sabemos que não dá pra colocar no filme tudo o que está no livro.
Mas, é claro, Pirraça sempre fará falta.
Também acho válido destacar a atuação brilhante de Rupert Grint e os maravilhosos efeitos visuais usados no filme.
Nota 10 para esta adaptação!