Resenha: ABC da Relatividade, de Bertrand Russell

"[...] Embora saibamos muito pouco, é assombroso que saibamos tanto, e ainda mais assombroso que tão pouco conhecimento possa nos dar tanto poder." (pg 175)

A Teoria da Relatividade alterou nossa visão de mundo. Em vista de todas estas mudanças, fez-se necessário que alguém se dispusesse a explicar da maneira mais simples e assimilável possível as sutilezas do pensamento de Einstein. E esse alguém foi o filósofo britânico Bertrand Russell, que entregou ao público uma de suas melhores obras de divulgação científica: ABC da Relatividade.



Tomado por ideais iluministas, Bertrand Russell dedicou boa parte de sua vida à popularização do conhecimento. Ele tentou mostrar a todos o quanto a ciência e a cultura podem tornar as pessoas mais livres e críticas. E esses ideais certamente estão presentes em ABC da Relatividade, um de seus melhores livros voltados ao público leigo.

Nesta obra, Russell introduz o leitor aos mais essenciais pensamentos de Albert Einstein, no que diz respeito à Teoria da Relatividade. Além de explicar de maneira muito transparente os conceitos básicos que envolvem a teoria especial e geral e suas consequências, o autor apresenta algumas de suas aplicações mais práticas, como a criação da bomba atômica, e descobertas evolvendo a gravitação e a expansão do Universo.

O talento literário do autor fez com que essa introdução não matemática se tornasse um guia precioso para qualquer um que deseja conhecer a Teoria da Relatividade, até mesmo para aqueles sem o mínimo conhecimento em física ou matemática.

Além de seu bom humor, ele faz uso de uma linguagem extremamente simples, apresentando vários exemplos e criando analogias que envolvem desde As Viagens de Gulliver e Através do Espelho, até referências à Jane Austen.


A sobriedade e clareza com que Russell expõe suas ideias, quando comparadas com a euforia das publicações científicas para leigos dos dias de hoje, mostram o porquê de ABC da Relatividade manter toda a sua vitalidade mesmo 90 anos depois de seu lançamento original. Certamente a presente obra é a melhor introdução à Teoria da Relatividade.