Introdução à Literatura (Resumo)

A Literatura é o espelho social de uma época, pois nos mostra a face do artista e também o cenário no qual produziu sua obra, ou seja, a sociedade em que viveu. O estudo da Literatura auxilia-nos a compreender melhor a natureza de nossas ações e sentimentos. As obras de escritores e poetas nos ajudam a entender como nós, seres humanos, temos nos comportado ao longo dos séculos e, a partir do exemplo e da experiência alheios, refletir sobre nosso próprio comportamento.


A Leitora, de Auguste Renoir

A palavra Literatura, etimologicamente falando, deriva da palavra latina littera ae, que significa "letra do alfabeto, caráter da escrita". Em latim, litteratura ae, significa a ação de traçar as letras. Por metonímia, passou a designar o ato de escrever com a intenção estética. 

Características do texto literário:
  • Ficcionalidade;
  • Função estética;
  • Plurissignificação;
  • Subjetividade. 


A visão apolínea e a visão dionísica 


Apolo (deus do Sol) e Dionísio (deus do vinho) são deuses da mitologia grega nos quais o filósofo alemão Friedrich Nietzsche se inspirou para caracterizar a alternância entre duas maneiras fundamentais de ver o mundo e representá-lo nos textos literários. Segundo o filósofo, a visão apolínea caracteriza-se pela ênfase em uma postura objetiva, racional, analítica, fundamentada no real. Através da visão apolínea, Nietzsche explica as características assumidas pelos gêneros dramático e épico. Por outro lado, a visão dionísica é, segundo o filósofo, caracterizada por uma postura emocional, subjetiva, idealista, típica, na visão do filósofo, das produções líricas. O interessante será perceber, à medida que nos aprofundamos no estudo das escolas literárias, que realmente podemos observar um movimento pendular dos escritores, ora optando por uma postura mais analítica e objetiva, ora investindo no subjetivismo das emoções. 

Estilos de época


Estilo de época é a denominação dada ao conjunto de traços e normas que orientam e caracterizam a produção característica de um determinado momento histórico. São várias as escolas literárias tradicionalmente estudadas: Trovadorismo, Quinhentismo, Classicismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Simbolismo, Parnasianismo, Modernismo e Pós-Modernismo (contemporaneidade).


Fontes: Português: Linguagens - William Cereja & Thereza Cochar + Português: Língua, Literatura e Produção de Texto: Maria Luiza Abaurre, Marcela Nogueira Pontara & Tatiana Fadel.