O Humanismo (resumo)

O início de uma nova visão de mundo


No final do século XIII e início do XIV, surge na Europa, principalmente na Itália, um movimento intelectual em que se desenvolvem uma doutrina filosófica e uma postura artística: o Humanismo.


No Humanismo, o que veremos é o abandono de uma postura inteiramente servil aos ditames da Igreja Católica. O Teocentrismo medieval é substituído pela valorização e pelo reconhecimento das potencialidades humanas, pela crença na capacidade de o ser humano controlar o próprio destino, o que, com a chegada do Renascimento, acabará por construir uma visão de mundo antropocêntrica. Os maiores artistas desse período são Dante Alighieri (1265-1321), Francesco Petrarca (1304-1374) e Giovanni Bocaccio (1313-1375).

A poesia palaciana


A poesia palaciana tem vários temas, mas a sua melhor produção produção é a voltada para as questões amorosas: o sofrimento amoroso e a súplica. Esses temas serão, agora, desenvolvidos de modo bem menos idealizado do que nas composições medievais; a mulher é tratada pelo poeta com maior intimidade, atenuando sensivelmente o tom de veneração absoluta assumida pelos trovadores.


O teatro de Gil Vicente 


A vida de Gil Vicente, o grande teatrólogo do Humanismo português, é pouco conhecida. Supõe-se que seu nascimento tenha ocorrido em 1465. O ano em que foi encenada sua última peça - Floresta de enganos - é também considerado o ano de sua morte: 1536.

Em 71 anos de vida, o autor produziu uma vasta obra teatral. Sua primeira peça - escrita em 1502 - foi Auto da visitação, feita em homenagem à rainha Dona Maria pelo nascimento de seu filho, o futuro rei D. João III. Como não se tem notícia de autores portugueses de teatro anteriores a Gil Vicente, ele é considerado o "pai do teatro português".


Fontes: Português: Linguagens - William Cereja & Thereza Cochar + Português: Língua, Literatura e Produção de Texto: Maria Luiza Abaurre, Marcela Nogueira Pontara & Tatiana Fadel.