Resenha: Encontros e Desencontros: Seleção de Contos, de Rosana Prieto

Sinopse: Ao abrir este livro, as portas do real e do imaginário são abertas. O leitor terá acesso à diversão, melancolia, horror e demais sentimentos humanos que fazem parte do nosso cotidiano. Os personagens serão verdadeiros amigos e companheiros de todas as idades: crianças, jovens sonhadores, senhoras idosas que compartilharão suas histórias experiências e estarão à sua disposição para serem lidos de dia e de noite. Leia e tenha a sua própria opinião.
Foi com grande prazer que tive a oportunidade de ler Encontros & Desencontros: Seleção de Contos, da autora Rosana Prieto. Ainda não conhecia a autora e nem suas obras, então fiquei muito satisfeita com a leitura. Encontros e Desencontros reúne nove contos bem ecléticos, incluindo o premiado "Eu queria a 'Tippy'".

Justamente por serem contos bem distintos, vou dar uma breve opinião sobre cada um deles.

A Espera conta a história de uma menininha que viveu no início do século XX. O conto como um todo me surpreendeu, primeiramente pelo fim totalmente inesperado e também pela narrativa em si, que foi desenvolvida em 1ª pessoa de acordo com a visão da pequena protagonista, que demonstra todos os seus medos, preocupações e esperanças, fazendo com que a história ganhe um tom diferenciado.

A Guerra fala sobre a história de amor de um jovem casal que foi separado tragicamente pela guerra civil espanhola. Um retrato de como as perdas que sofremos durante a vida podem nos marcar para sempre.

A Música fala sobre os dias desafortunados de um jovem rapaz que se apaixona por uma misteriosa pianista e por suas músicas. O final deste conto também foi inesperado, mostrando que mesmo as coisas mais simples - como uma música - têm o poder de dar um novo sentido à vida.

A Vida segue a mesma linha de A Música, só que desta vez o enfoque foi a literatura, como uma espécie de ode aos livros. O texto como um todo é extremamente inusitado, desde a narrativa até o misterioso protagonista.

O conto Cotidiano passa a rápida mensagem de que independentemente do nosso estilo de vida e anseios para o futuro, todos nós compartilhamos os mesmo percalços do dia-a-dia.

O Mistério narra os dias de um mendigo miserável que levava a vida da forma mais justa e simples possível, mas que certo dia foi acusado injustamente de ser o misterioso assassino em série que estava aterrorizando a cidade. Este conto já tem um tom um pouco mais transcendental que mostra que todos os seres humanos tem um lado desconhecido, obscuro.


Tristeza conta a história de uma bela jovem que se apaixonou por um homem casado e acabou se decepcionando por ter se envolvido em uma relação sem futuro. É um texto simples que fala sobre as dores de uma separação.

Sonho é um conto bem inusitado e até certo ponto bem divertido. Nele, a história mundial é bem diferente da que conhecemos, onde os catalães haviam conquistado e colonizado a América.

Já o premiado Eu queria a "Tippy" conta a história de uma garotinha e seu desejo quase devocional de ganhar a sua boneca dos sonhos - a Tippy. É um relato bem sutil e ao mesmo tempo doce de se ler, pois também fez com que eu recordasse minha infância e minhas "angústias" de criança.

Rosana Prieto
Advogada e Professora de Espanhol. Prêmio Daniel Solano no Concurso do Dia do Livro e da Rosa pela crônica pessoal Jo volia la Tippy, publicada pela Unesco em Quito, Equador.

Com o fim do livro fiquei muito satisfeita por ter conhecido esta nova autora, que demonstrou ter bastante talento para desenvolver os mais diferentes tipos de contos. Minhas histórias preferidas foram A Espera, A Música e O Mistério, além de - é claro - Eu queria a "Tippy". Este último ganhou reconhecimento internacional ao ter conquistado o Prêmio Daniel Solano.

Certamente recomendo sem reservas a leitura de "Encontros e Desencontros: Seleção de Contos", que com certeza irá agradar os mais diferentes públicos, principalmente aqueles que procuram uma leitura rápida e profunda.