Resenha: Morando Sozinha, de Fran Guarnieri


Já acompanhava o blog da Fran Guarnieri há bastante tempo, e juro que fiquei #nochão quando ela anunciou que lançaria um livro junto com a Editora Belas-Letras. O livro Morando Sozinha é um compilado de dicas maravilhosas e muito úteis para quem sonha ser independente. Além disso, a Fran também conta diversas histórias pessoais de como enfrentou o desafio de morar sozinha, apesar de ser tão nova.




No livro, aprendemos dicas para aplicarmos desde o planejamento, até a organização da rotina enquanto moramos sozinhas. Ela começa contando como foi sua experiência pessoal de quando decidiu se mudar, como contou para os pais, os conselhos que recebeu deles, e fala também sobre a maturidade necessária para tomar uma decisão tão importante como esta.

A partir daí, além dela expor suas experiências pessoais, também nos dá muitas dicas práticas. Desde a organização e planejamento, onde ela fala sobre quanto custa morar sozinha, até sobre quais coisas você vai precisar comprar, quais serão suas despesas mensais etc. Outra coisa ótima que a Fran Guarnieri nos ensina é como fazer o Projeto Apartamento.












Passando a parte de organização e do planejamento financeiro, chega a hora de colocar a mão na massa! E o livro também dá dicas para a hora de escolher qual imóvel comprar/ alugar, quais serão seus gastos e como organizar sua mudança, etc.

E claro, em Morando Sozinha a Fran também vai falar muito sobre como é morar sozinha, de verdade! Como organizar sua rotina e seus gastos mensais e semanais, como economizar dinheiro e como buscar uma maior segurança financeira.

Certamente, Morando Sozinha é um dos melhores livros sobre o tema que já tive a oportunidade de conhecer. Não é apenas um passo-a-passo ou compilado de dicas, mas também páginas e páginas em que a blogueira conta histórias inusitadas sobre experiências que teve depois que decidiu ser independente, fala como foi seu relacionamento com os pais depois da decisão, e até mesmo fala como superar a solidão no seu dia-a-dia.

Li o livro do início ao fim em pouco tempo, já que é uma leitura super leve e prática, e já estou relendo alguns capítulos e aplicando várias coisas na minha rotina. Recomendo o livro para todas que já moram sozinhas, mas principalmente pra quem ainda está na fase de planejamento <3