10 dicas para passar no vestibular estudando sozinho


Trace metas claras e construa seu planejamento de estudos

Para alcançar o sucesso em seus estudos, é imprescindível manter suas metas sempre bem claras em sua mente. E que fique claro que quando eu digo que você deve traçar uma meta não estou dizendo para se olhar no espelho e dizer "minha meta é passar no vestibular!", isso não quer dizer rigorosamente muita coisa, é apenas um desejo e isso é uma coisa que todos os vestibulandos possuem. A coisa mais importante é que ao ter certeza de qual é o seu objetivo, você deve criar um planejamento bem detalhado de como vai alcançá-lo.

Vamos por partes.

Em primeiro lugar, saiba que sair atirando para todos os lados vai acabar te prejudicando. "Ah, eu vou tentar Direito na federal, Ciências Contábeis na estadual e Ciências Econômicas na PUC, em algum lugar tem que dar, né?". Cada prova tem uma abordagem diferente, o vestibular de uma federal é muito diferente do de uma estadual, o de uma estadual é bem diferente do da PUC e o da PUC é diferente da do Mackenzie etc. Assim como também existem cursos que são muito mais concorridos que outros, logo exigem mais esforço. O ponto aqui é que se você sair atirando para todos os lados, no fim das contas vai acabar estacado num nível mediano de conhecimento em relação a todos os testes, e dificilmente vai conseguir uma vaga. Seja focado, escolha um curso específico de uma universidade e busque tornar-se expert na prova da instituição que você escolheu, aí sua vaga vai estar praticamente garantida!

Em segundo lugar, trace um planejamento vago, um passo a passo básico de coisas que você quer cumprir no decorrer dos meses de estudo, coisas que considera importantes para conseguir se dar bem na prova que vai fazer. Ex.: "Escrever uma redação a cada semana", "Fazer um simulado do vestibular XXX a cada 15 dias", "Ler um livro de literatura brasileira a cada 20 dias", "Estudar no mínimo 2 horas por dia" etc. 

Em terceiro lugar, depois de já ter seu "planejamento vago" em mãos, comece a traçar metas específicas de tempos em tempos. Esse aqui é o ponto mais importante. Criar uma lista de metas a curto prazo e mantê-la atualizada vai aumentar muito a sua produtividade. Ex.: "Neste fim de semana vou revisar ondulatória e fazer no mínimo 40 exercícios", "Amanhã farei um simulado de uma prova de redação e finalizarei a mesma em menos de 1:15h", "Hoje vou assistir uma lista de reprodução no YouTube com vídeo aulas sobre literatura brasileira" etc. Você não vai alcançar aquele objetivo X que você visou conquistar até o fim do mês se nem se quer sabe direito o que vai fazer no dia de amanhã.


Escolha um local adequado para estudar


Esta aqui todo mundo sabe que é importante, mas muitos ainda ignoram. Escolha um cômodo da sua casa em que poucas pessoas costumam entrar e sair (provavelmente vai ser seu quarto mesmo), e faça com que o ambiente tenha poucas possíveis distrações. Escolher um bom local de estudos é um exercício para criar um hábito no seu cérebro, que aos poucos assimila que toda vez que você senta em determinado local é hora de estudar e ponto.



Mantenha uma rotina de estudos saudável


Eu sei que você queria revisar toda a matéria de Matemática e e chegar ao fim do mês sem nenhuma dúvida, mas, desculpe-me, isso não vai acontecer. Precisa ser realista e acima de tudo sincero consigo mesmo. Você sabe quais são suas metas e sabe quais são suas dificuldades. Não há problema em traçar desafios pra si mesmo. O problema reside em criar expectativas mirabolantes para serem realizadas em um prazo curtíssimo, pois você não só não vai conseguir cumprir a meta como vai acabar sentido-se frustado por isso (o que vai acabar atrasando seus estudos ainda mais).



Mantenha-se organizado


Este item está diretamente relacionado com o primeiro. Mantenha suas metas diárias, semanais e mensais sempre atualizadas em algum lugar que mais funciona pra você (pode ser numa agenda, num bloco de notas, numa planilha excel, em post-its etc.), e acompanhe sua evolução, adaptando-se conforme suas necessidades.


Leia com frequência


Isso vai te ajudar em tantos pontos que eu nem sei como resumir isso em apenas um parágrafo. Obviamente, no ano do vestibular você deve se focar em ler literatura brasileira e os possíveis livros de leitura obrigatória. Mas não leia só por obrigação, tenha em mente que ter esse hábito melhora a sua capacidade de interpretação de diferentes questões, aumenta sua criatividade (o que previne os famosos "iihhh, deu branco!") e vai ajudar muito na criação das suas redações. Ler também é uma boa opção para quando você se sente cansado e mesmo assim não quer relaxar nos estudos completamente.



Encontre uma companhia


Encontre um colega que vá prestar o vestibular no mesmo ano que você. Vocês poderão trocar dicas, materiais de estudo e tirar dúvidas um com o outro. Além disso, tendo um companheiro de estudos você pode regularmente comparar sua evolução com a dele e verificar se está atrasado em algum ponto ou não, e o que precisa aprimorar.



Use a Internet a seu favor


A Internet não é sua vilã. Ela vai ser uma das suas maiores aliadas no desafio de se preparar sozinho para o vestibular. Nela pode baixar livros e apostilas, baixar provas de vestibulares anteriores, fazer testes online, assistir vídeo aulas nos dezenas de canais educativos que existem no YouTube etc. Além disso, pode participar de grupos de estudo nas redes sociais e compartilhar experiências com estudantes que estão na mesma situação que você.

Algumas dicas de canais educativos no YouTube:

- Química Em Ação - Prof. Paulo Valim: https://www.youtube.com/user/plvalim
- FISICATOTAL: https://www.youtube.com/user/FISICATOTAL
- nerckie: https://www.youtube.com/user/nerckie
- gusalberto8: https://www.youtube.com/user/gusalberto8
- Queda Livre: https://www.youtube.com/user/quedalivrevideos
- omatematico.com: https://www.youtube.com/user/OmatematicoGrings
- Me Salva!: https://www.youtube.com/user/migandorffy
- Matemática em Exercícios: https://www.youtube.com/user/GuiMRosa
- Aula De: https://www.youtube.com/channel/UChy2vDADNGfZ9r1G8l1FTYA
- Stoodi: https://www.youtube.com/user/stoodibr
- Aulalivre.net: https://www.youtube.com/user/aulalivre
- Biologia Total com Prof. Jubilut: https://www.youtube.com/user/jubilut
- Se Liga Nessa História: https://www.youtube.com/user/seliganessahistoria1
Vá ler um Livro: https://www.youtube.com/channel/UCS5a1_ESDuZm8pCZIbavNmQ



Busque o equilíbrio


Não estude só aquilo que você gosta, e também não estude só as matérias em que encontra dificuldades. Seu objetivo aqui é alcançar o equilíbrio: aprimorar as habilidades já existentes e praticar constantemente as matérias que você costuma não se dar muito bem, a fim de que, daqui a alguns meses, possa alcançar um equilíbrio entre elas.



Seja paciente


Mantenha a calma. Muitas vezes você planeja estudar um tema em 2 dias e acaba levando 5, e isso não é o fim do mundo. O importante é manter seu foco e saber que é possível superar suas expectativas. É uma sensação bem estranha superar dificuldades que muitas vezes te acompanharam durante todo o ensino médio. Por exemplo, vamos supor que sempre foi mal em Química, e agora você não tem escolha, pra ir bem no vestibular vai ter que aprender esta matéria. Nas primeiras semanas de estudo vai ser um verdadeiro inferno, você vai sentir que está perdendo tempo batendo na mesma tecla e percebendo poucas evoluções... Mas eu lhe garanto, praticando constantemente vai chegar um dia que inesperadamente você vai gritar "EUREKA!" e tudo vai ficar claro. Seja paciente e saiba que com o planejamento adequado vai sim aprender a matéria.



Mantenha o foco e seja persistente


Saiba que todo esse esforço vai ser recompensado futuramente. É clichê, mas é a verdade. Você vai ter que abrir mão de muitas coisas legais para ter mais tempo para estudar, e fazer isso é ainda mais difícil quando se estuda sozinho, pois não tem ninguém que vá te reprimir caso você não cumpra um horário ou passe o dia jogando videogame e mexendo no Facebook ao invés de estudar. Você é seu coaching, seu professor e orientador. Não desvie seu foco de passar no vestibular em troca de prazeres momentâneos.



Bônus: Pratique muito e resolva exercícios com frequência, principalmente os da área de exatas. Nos últimos dois meses antes da sua prova, foque em praticar exercícios dos vestibulares anteriores e programar simulados de tempos em tempos. Aqui também já é um bom momento para começar a cronometrar o tempo que você leva para resolver as questões e terminar uma prova completa, e verificar se já está preparado para se adequar ao tempo de prova do vestibular que vai prestar.