Saiba como a UNESP avalia a prova de Redação

A UNESP exige o tipo dissertativo de texto, mais comum nos vestibulares. Isso significa que se trata de um texto argumentativo, que pede que o autor desenvolva uma ideia, um problema ou um questionamento com uma consideração final que deve estar de acordo com os argumentos expostos. É importante, também, que o estudante saiba colocar ideias favoráveis e contrárias à sua própria opinião.

Confira os critérios de avaliação da prova:

Abordagem da proposta e do tema: A banca avalia como você leu a proposta e como ela será articulada, no texto, em relação à coletânea de textos. Analisa, também, o seu ponto de vista e a reflexão feita por você ao longo do texto.

Desenvolvimento: Avalia como você construiu sua argumentação ao longo da introdução, do desenvolvimento e na conclusão, e se está de acordo com o tipo dissertativo-argumentativo.

Domínio da escrita: No último ponto, os corretores analisam se você utilizou a norma culta da língua, além dos elementos de coesão.

De acordo com a professora Andrea Provasi Lanzara, “a Unesp trabalha com textos mais longos na coletânea, mas fazendo um recorte para o tema, que geralmente é destacado em negrito”. Por isso, antes de iniciar o texto, fique atento à proposta que estará bastante clara e em destaque. Em relação aos temas, ela ressalta que a Unesp costuma pedir temas bem conectados com a atualidade e que não sejam difíceis de explorar, se o aluno tiver um nível razoável de informação.


Os seis últimos temas das provas da Unesp:

2017 – A riqueza de poucos beneficia a sociedade inteira?
2016 – Publicação de imagens trágicas: banalização do sofrimento ou forma de sensibilização?
2015 – O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil
2014 – Corrupção no Congresso Nacional: reflexo da sociedade brasileira?
2013 – Escrever: o trabalho e a inspiração
2012 – A bajulação: virtude ou defeito?

Se você está preocupado em zerar, fique tranquilo. A redação só é anulada em casos muito específicos: fuga do tema, letra ilegível, texto com menos de sete linhas ou identificação da autoria da redação em qualquer ponto da folha.