5 filósofos relevantes para citar em sua redação

Uma estratégia muito valorizada na redação é a citação de personalidades relevantes. A voz de uma figura de autoridade em seu texto traz credibilidade e ajuda a convencer o leitor e corretor de que suas ideias são válidas. Mas quem citar? São inúmeros indivíduos que compartilharam e ainda compartilham suas ideias sobre os diversos assuntos sociais. Listamos 5 filósofos e algumas de suas citações para que você tenha como “carta na manga” para aprimorar sua argumentação. Confira:


JÜRGEN HABERMAS


O filósofo e sociólogo alemão passou grande parte da vida estudando o conceito de democracia, pauta tão relevante desde sempre e essencial na modernidade. Ele tinha como objetivo fundar a “ética da discussão”, que se vale da ideia de que para fazer valer uma lei, é preciso discutir, em âmbitos morais, e fazer acordos. Suas ideias podem ser citadas em temas sobre democracia, justiça e diálogo.

Citações:

A divisão positivista entre valores e fatos, longe de indicar uma solução, define um problema."

"O resgate discursivo de pretensões de verdade conduz à aceitabilidade racional, não a verdade."


RENÉ DESCARTES


Este é considerado o pai da filosofia. Questionava a manipulação social à qual somos constantemente submetidos. Preocupava-se em alertar para nunca aceitarmos ideias inverídicas e focava na importância da clareza dos pensamentos. Sua citações podem ser relacionadas a temas como o fenômenos da pós-verdade na modernidade e manipulação midiática, por exemplo.

Citações:

Se você for uma pessoa que busca realmente a verdade, é necessário que ao menos uma vez na vida duvide de todas as coisas, da maneira mais profunda possível.

Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir.


THOMAS HOBBES


Este filósofo compartilhou teorias sobre a essência da natureza humana e sobre o papel fundamental de um governo nas sociedades. Afirmava ainda que não existem homens tão autossuficientes que não temam o outro.

Citações:

O homem é o lobo do homem.

O medo dos poderes invisíveis, inventados ou imaginados a partir de relatos, chama-se religião.


ZYGMUNT BAUMAN


Este filósofo e sociólogo polonês fez grandes contribuições com seus pensamentos sobre a sociedade atual, em que as relações são fluidas, passageiras, inconstantes, graças ao imediatismo moderno. Questiona a frustração do ser humano e a sociedade de consumo.

Citações:

No líquido cenário da vida moderna, os relacionamentos talvez sejam os representantes mais comuns, agudos, perturbadores e profundamente sentidos da ambivalência.


IMMANUEL KANT


Kant foi um crítico que discutia o valor do pensamento, da reflexão do homem, pautado pelas questões morais e pelos princípios da razão. A educação era, segundo ele, um princípio fundamental para a formação dos indivíduos.

Citações:

Pensamentos sem conteúdo são vazios; intuições sem conceitos são cegas.

O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.


Gostou? Bom, para usar essas e outras citações em sua redação, é preciso aprender a fazer isso de forma correta. ! Bons estudos e até a próxima ;)