3 séries da Netflix para citar na redação


Na redação do Enem, você será cobrado quanto à capacidade de demonstrar conhecimentos de outras áreas, de acordo com o seu repertório sociocultural. No entanto, é preciso lembrar-se de que para que ele seja considerado um conhecimento produtivo, a relação direta com o tema e a sua tese deve ficar devidamente estabelecida. Caso isso não aconteça, a banca de correção poderá interpretar aquela citação, por exemplo, como uma parte fragmentada e não pertinente ao texto.




Pensando nisso, é importante que você aprimore bastante seu repertório de conhecimentos sobre os diversos assuntos, para ser capaz de escolher inferências cabíveis de acordo com o assunto em pauta.

Já te indicamos aqui no site filmes, séries e documentários com temáticas políticas para citar na redação (clique AQUI para ler). Agora, listamos 3 séries originais da Netflix, hoje a mais famosa mídia de streaming, cujo enredo possui alguma crítica social importante e interessante de se citar na produção escrita.


One Day At A Time


A série, lançada em 2017, conta a história de uma família de origens cubanas tentando ganhar a vida no EUA. A produção suscita temas como imigração, racismo, homossexualidade, além da importância da valorização da força das mulheres. Um dos personagens, Alex, interpretado por Marcel Ruiz, é quem traz à tona a discussão sobre xenofobia, além das injustiças graças ao privilégio dado a poucos. A série é um remake de uma produção da CBS que era veiculada em 1975.



Orange is the new black


A série narra a história de Piper Chapman (Taylor Schilling) em uma prisão feminina, sentenciada a passar 15 meses para cumprir pena por um crime cometido há dez anos. As mulheres com as quais Piper convive têm seu crimes, motivações e lutas pessoais, que são compartilhadas ao longo da série. Temas fortes e muito sérios, como racismo, abusos e problemas enfrentados pela comunidade LGBTQ+ são mostrados em meio ao ambiente caótico e por vezes desumano da prisão.



Dear white people


A série trata sobre racismo de forma explícita. Um grupo de alunos negros se sentem desrespeitados no ambiente da universidade, na qual a maioria dos estudantes são brancos, e, a partir disso, o enredo nos mostra como o preconceito acontece, de forma clara. Aborda, ainda, a forma como muitos alimentam estereótipos sem refletir criticamente sobre como isso perpetua o racismo em sociedade.


Gostou dos temas? Então prepara a pipoca e bora maratonar! Ah, e não se esqueça de comentar aqui depois como você relacionou as referências na redação! ;) Bons estudos e até a próxima.