TOP 10: Possíveis temas para a redação do Enem 2018

A redação na prova do Enem é uma oportunidade onde o candidato pode aumentar sua média. Por exemplo, caso o estudante não cometa erros graves, pode conseguir alcançar facilmente uma nota 800; entretanto, conseguir essa mesma pontuação em qualquer outra prova do Exame Nacional do Ensino Médio, como na prova de Ciências da Natureza ou Linguagens, é uma tarefa muito mais complicada. Assim, o candidato deve agarrar essa oportunidade "com unhas e dentes", pois é na redação que ele terá mais chances de aumentar sua média e conseguir a tão sonhada vaga em uma universidade.


Em vista disso, o estudante deve preparar-se adequadamente para esse desafio. Um dos pontos mais importantes em uma rotina de estudos de redação é a prática constante. Logo, deve-se manter um cronograma de estudos onde a produção de redações se dê de forma regular. A melhor forma de praticar a escrita para o Enem é selecionando os assuntos que têm maior probabilidade de serem cobrados pela banca.

Pensando nisso, o Acrobata das Letras listou 10 possíveis temas para redação do Enem 2018, para que os estudantes possam pesquisar sobre eles e praticar. Vale lembrar que, com base nos exames anteriores, o Enem sempre cobra temas de cunho social e que fazem parte da realidade brasileira. Além disso, é importante destacar que a prova de redação é criada sempre no primeiro semestre do ano. Dessa forma, também existe a possibilidade de temas que estiveram "em alta" nesse período sejam cobrados.

Vamos aos palpites:

Xenofobia

A venezuelana Angélia Aguilera, 18, e o filho de 2 anos ao lado da barraca em que estão vivendo há cerca de 1 mês; 'Na rua é muito frio' (Foto: Inaê Brandão/G1 RR)

Atualmente, vivenciamos diversos problemas envolvendo a imigração e a xenofobia. Desde xenofobia contra imigrantes que fogem de conflitos no Oriente Médio até o preconceito contra imigrantes haitianos e venezuelanos que buscam uma vida melhor no Brasil, temas envolvendo o preconceito e a xenofobia estão em alta no momento e existe uma grande possibilidade de serem cobrados na redação do Enem.


Epidemias e Doenças sexualmente transmissíveis (DST's)

(Foto: Divulgação/ Secretaria de Saúde de Goiânia)

Nos últimos tempos, o Brasil enfrentou problemas relacionados à epidemia de doenças. Desde Zika Vírus e Chikungunya até Sarampo e Sífilis, discussões acerca de doenças e formas de prevenção vêm estampando jornais continuadamente. Além disso, deve-se dar uma atenção especial também às DST's (Doenças Sexualmente Transmissíveis), pois é um problema social que aflige, também, muitos jovens. Assim, tendo em vista as diversas doenças, algumas até então erradicadas, que voltaram a assustar os brasileiros, a temática envolvendo epidemias e doenças sexualmente transmissíveis (DST's) é um tema com grandes chances de ser cobrado na redação do Enem 2018.


LGBTs e novos conceitos de Família

(Foto: DPU)

A temática envolvendo LGBTs é um assunto que há anos bate à porta do Enem como possível tema de redação. O Brasil é, infelizmente, um dos países mais violentos com a população LGBT e, com a popularização da internet, a discussão a respeito da desigualdade e do preconceito (homofobia, transfobia, etc.) enfrentado por ela vem crescendo cada vez mais. Assim, temas envolvendo LGBTs, combate ao preconceito e novos conceitos de família podem ser cobrados na redação do Enem 2018.


Saúde Mental

(Foto: Divulgação)

Saúde mental é um tema que vem sendo discutido com cada vez mais frequência, principalmente entre os jovens. Logo, prevenção dos suicídios e combate à depressão e outras doenças mentais são temáticas com grandes chances de serem o tema da redação.


Fake News

(Imagem: jesocarneiro.com.br)

Fake News também é um dos assuntos mais comentados no momento, principalmente devido ao período de eleições. É um grave problema que assola as redes sociais, impulsionado até mesmo por pessoas públicas e políticos, que enxergam nas fake news uma oportunidade de ascensão pessoal. Assim, fique atento, esse tema pode cair na redação!


Bullying e Cyberbullying

(Foto: El Horizonte)

Bullying, cyberbullying e violência nas escolas são importantes temas e envolvem, principalmente, os nossos jovens. Assim, são temáticas que podem ser cobradas no Enem.


Inclusão dos portadores de necessidades especiais

(Foto: APNEN)

É de praxe do Enem cobrar temas relacionados à inclusão de minorias. Assim, assuntos relacionados à inclusão dos portadores de necessidades especiais poderão ser cobrados no Enem 2018. Os estudantes poderão discorrer sobre o combate ao bullying, geração de emprego para esta população, adaptação do transporte público, etc.


Mobilidade Urbana

(Foto: Supri/Reuters)

É um problema cada vez mais evidente no Brasil, principalmente nas cidades grandes. O aluno poderá discorrer sobre o excesso de carros particulares, má qualidade do serviço de transporte público e meios alternativos de locomoção, como o Uber. É um tema bastante atual e em alta nos últimos meses, então tem grandes chances de cair na redação do Enem 2018.


Questão indígena

Centenas de processos para demarcação de terras aguardam conclusão na Justiça. (Foto: Sumaia Villela/Agência Brasil)

É uma minoria social que vem sofrendo nos últimos anos com o desrespeito aos seus direitos e com a violência, e que tem ficado em evidência nos últimos meses nos meios de informação. Certamente tem grande chance de cair na redação do Enem 2018.


Idosos

A expectativa de vida no Brasil aumenta cada vez mais, porém os direitos dos idosos ainda são desrespeitados. (Foto: Karsten Thormaehlen)

Inclusão social dos idosos é um tema que tem grandes chances de ser pedido na redação do Enem 2018, principalmente por causa da Reforma da Previdência.



Extras

Também sugerimos a produção de redações com os seguintes temas: pessoas em situação de rua; direito dos animais, esporte e sociedade, maternidade precoce e padrões estéticos.