Confira as novidades literárias do mês de agosto/2021

Oi, pessoal! Confiram abaixo os lançamentos mais aguardados do mês de agosto de 2021!


A Febre da Linha Branca: A Autobiografia de Lemmy Kilmister
Lançamento: 09/08/2021
Editora: Belas Letras


Resumo: A febre da linha branca traça os caminhos de excessos de Lemmy Kilmister, que sempre se manteve fiel à sua música e aos seus prazeres, oferecendo um relato às vezes hilário e muitas vezes ultrajante do vocalista da banda de rock mais barulhenta do mundo. É a autobiografia do homem que esteve na primeira banda britânica a tocar atrás da Cortina de Ferro, que foi roadie de Hendrix, que ajudou a impulsionar o rock psicodélico extremo para dentro das mentes britânicas e que criou a banda de rock mais barulhenta que você já ouviu.


Lady Killers Profile: Belle Gunness, de Harold Schechter
Lançamento: 13/08/2021
Editora: DarkSide Books


Resumo: Lady Killers Profile é a mais nova coleção da marca Crime Scene, da DarkSide® Books dedicada a estudar crimes reais. No primeiro volume, vamos mergulhar na mente e na vida da assassina em série Belle Gunness. No panteão dos assassinos em série, Belle Gunness tem um lugar só seu. Ela realizou massacres terríveis em parte por ganância, mas principalmente pelo prazer de matar. Lady Killers Profile: Belle Gunness é o relato assustador dessa que foi uma das séries de assassinatos mais impressionantes dos Estados Unidos: a chocante carnificina cometida pela mulher que passou a ser conhecida como a Lady Barba Azul.


Casa De Alvenaria - Volume 1: Osasco & Casa De Alvenaria - Volume 2: Santana, de Carolina Maria De Jesus
Lançamento: 06/08/2021
Editora: Companhia das Letras


Resumo Vol. 01: O primeiro lançamento dos diários de Carolina Maria de Jesus registra os meses em que a escritora morou em Osasco (SP), em 1960. Edição ampliada e integral, com conteúdo inédito e introdução de Conceição Evaristo e Vera Eunice de Jesus.
Resumo Vol. 02: Parte da coleção que publicará os diários integrais de Carolina Maria de Jesus, este segundo volume de Casa de alvenaria abarca o período em que a autora viveu no bairro de Santana, em São Paulo (SP), e inclui registros raros ou inéditos.


Rainbow In The Dark: A Autobiografia de Ronnie James Dio
Lançamento: 20/08/2021
Editora: Estética Torta


Resumo: Escrito junto com o amigo de longa data, o renomado biógrafo musical Mick Wall, que assumiu as rédeas do texto após a morte de Ronnie, RAINBOW IN THE DARK: A AUTOBIOGRAFIA é um testamento franco, surpreendente, muitas vezes hilário, às vezes triste, de dedicação e ambição, repleto de comoventes anedotas, gloriosas histórias de excessos e sinceras recordações do que realmente aconteceu nos bastidores.


Vestígios, de Ana Maria Machado
Lançamento: 03/08/2021
Editora: Selo Alfaguara - Companhia das Letras


Resumo: Mestra na arte da narrativa curta, Ana Maria Machado nos mostra como as alegrias e dissabores do presente podem ser vestígios de tempos passados. São onze histórias que expressam uma visão íntima e profunda da existência, fazendo de Vestígios uma obra ímpar da literatura contemporânea.


O que é a vida?, de Paul Nurse
Lançamento: 02/08/2021
Editora: Intrínseca


Resumo: Ganhador do prêmio Nobel, Paul Nurse apresenta cinco questões fundamentais para compreender a biologia e como aplicá-las em nosso cotidiano. O renomado geneticista e biólogo celular Paul Nurse dedicou a carreira a desvendar o funcionamento de células vivas. Em O que é a vida?, ele aceita o desafio de descrever o ciclo celular e, consequentemente, o que significa estar vivo de um jeito descomplicado e elegante, acessível a todos os leitores.


A sapatilha que mudou meu mundo, de Ingrid Silva
Lançamento: 27/08/2021
Editora: Globo Livros


Resumo: Conheça a história inspiradora de Ingrid Silva: a bailarina brasileira que se tornou conhecida mundialmente ao pintar as sapatilhas com a cor da sua pele. Nascida no subúrbio carioca, Ingrid Silva está hoje em um dos maiores postos do balé mundial. Aos 8 anos, ainda menina, conseguiu uma vaga em um projeto social que leva aulas de balé para as comunidades carentes do Rio de Janeiro e nunca mais parou de dançar. Ao entrar para a Dance Theatre of Harlem, Ingrid se deparou com mais um grande problema: a cor da sapatilha. Como o balé nasceu na Europa e foi idealizado predominantemente por pessoas brancas, as sapatilhas rosas sempre foram adotadas como um padrão. Ingrid passou onze anos pintando os próprios calçados até conquistar sapatilhas fabricadas com a cor da sua pele. Um ano após a transformação estrutural que causou, um par das sapatilhas que Ingrid pintava virou peça do Museu Nacional de Arte Africana Smithsonian, nos Estados Unidos. Ao longo da trajetória, Ingrid venceu obstáculos, sofreu preconceito e narra neste livro toda a sua caminhada até aqui. “A dança conseguiu motivar meu irmão e eu e nos levar a outras áreas que nos fizeram crescer não só como profissionais, mas como seres humanos. […] Este livro não fala apenas sobre balé. Ele relata a minha vida, o que me levou a ser essa mulher que, hoje, não tem dúvidas sobre a sua importância, sobre o seu lugar no mundo. Espero que você possa se redescobrir e se inspirar por meio da minha trajetória.”, conta a bailarina.


Como o racismo criou o Brasil, de Jessé Souza
Lançamento: 17/08/2021
Editora: Sextante


Resumo: Neste livro, o sociólogo Jessé Souza mostra a versão mais madura de sua inovadora interpretação sobre a sociedade brasileira, baseada em mais de 40 anos de estudos teóricos e empíricos. Jessé é autor de mais de 30 livros e de uma centena de artigos e ensaios em vários idiomas. Entre seus maiores sucessos se destacam A elite do atraso, A classe média no espelho e A guerra contra o Brasil.


Fábulas Budistas
Lançamento: 17/08/2021
Editora: Wish


Resumo: Os Contos Jataka são literatura de origem indiana e falam sobre as muitas vidas de Buda, tanto em forma humana quanto animal. São fábulas e enredos recheados de bondade, virtude, respeito e compaixão. Nesta edição de colecionador, publicada originalmente em 1939 e recontada por Noor Inayat Khan, uma heroína de guerra, reúnem-se vinte destas histórias.