Confira as novidades literárias do mês de setembro/2021

Oi, pessoal! Confiram abaixo os lançamentos mais aguardados do mês de setembro de 2021!


A Natureza da Terra-Média, de J.R.R. Tolkien
Lançamento: 02/09/2021
Editora: HarperCollins


Resumo: Obra inédita de J.R.R. Tolkien, editada por Carl F. Hostetter, um dos maiores especialistas no autor do mundo, apresenta escritos nunca publicados sobre o universo da Terra-média e abrange assuntos que vão muito além da história de O Senhor dos Anéis, respondendo algumas das dúvidas que os fãs debatem há anos. Mesmo após a publicação de O Hobbit e, posteriormente, O Senhor dos Anéis, J.R.R. Tolkien jamais deixou de escrever sobre seu mundo imaginário. Para ele, a Terra-média era parte de um mundo inteiro a ser explorado, e os escritos compilados em A natureza da Terra-média revelam alguns de seus esforços para compreender e aprimorar sua criação única. Tratando de temas mais abrangentes, complexos e profundos, como a metafísica da imortalidade, a reencarnação élfica e os poderes dos Valar, até assuntos mais específicos, como a fauna e a flora de Númenor, as especificidades geográficas de Gondor e quais espécies tinham barba, este livro é um verdadeiro tesouro que oferece aos leitores a chance de observar de perto a imaginação de um dos mais brilhantes escritores de fantasia da História.

O Homem Que Morreu Duas Vezes, de Richard Osman
Lançamento: 16/09/2021
Editora: Intrínseca


Resumo: A quinta-feira agora é o melhor dia da semana. Com os crimes mais recentes solucionados, o Clube do Crime das Quintas-Feiras encontra-se em uma maré de tediosa normalidade. Mas não por muito tempo. Quando Elizabeth recebe a carta de um velho conhecido, sabe que está diante de um belo mistério. O agente do serviço secreto sessentão, com quem a ex-espiã tem uma longa história, acaba de cometer um erro terrível e precisa da ajuda dela. Joyce, Ibrahim e Ron são então convocados para acompanhá-la em uma aventura repleta de segredos e conspirações, que envolve diamantes roubados e a máfia. Logo os quatro amigos se deparam com mortes em circunstâncias suspeitas, e a missão se transforma em uma busca por um assassino implacável. E se eles encontrarem os diamantes… Bem, aí seria um bônus. A vida de septuagenários aposentados realmente não é moleza. Envolvido em mais um mistério, o grupo de detetives amadores vai lidar com assaltos, reuniões regadas a vinho e bolo, arrependimentos antigos e decisões cruciais, como adotar ou não um cachorro. Mas será que encontrarão o culpado antes que se tornem vítimas?


Billy Summers, de Stephen King
Lançamento: 29/09/2021
Editora: Companhia das Letras


Resumo: Billy Summers é o homem com a arma; um assassino de aluguel e um dos melhores atiradores do mundo. Mas ele tem um critério: só aceita o serviço se o alvo for realmente uma pessoa ruim. Agora, Billy quer se aposentar, mas antes precisa realizar um último trabalho. Veterano da guerra no Iraque e um mágico quando se trata de desaparecer depois do crime, o hábil assassino tinha tudo planejado. Então, o que poderia dar errado? Basicamente tudo. Quando Billy se acomoda em uma cidadezinha do interior, disfarçado como um escritor tentando superar um bloqueio criativo enquanto espera seu alvo ser transferido para julgamento, ele não imagina a trama de traições, perseguições e vingança que o aguarda.


Vida, Morte e Outros Detalhes, de Boris Fausto
Lançamento: 27/09/2021
Editora: Companhia das Letras


Resumo: "Da minha parte, a pandemia fez reviver o passado, que se tornou uma presença cotidiana, e me aproximou, ainda mais, de meu irmão Ruy pela via do divertimento. Sua morte inesperada e essa aproximação me impulsionaram a escrever este livro, passo a passo, sem um esquema prévio", diz Boris Fausto no início de Vida, morte e outros detalhes. Resultado do luto íntimo e pelo Brasil durante a epidemia mundial de covid-19, este livro divide-se em três partes: "A tribo", "Vida" e "Morte e imortalidade". Na primeira, Boris compartilha recordações do crescer e envelhecer ao lado dos irmãos Ruy Fausto e Nelson Fausto, desde as fraturas em sua relação durante a infância até a comunhão singular dos três, mesmo quando em países diferentes. Na segunda e na terceira partes, uma série de vinhetas compõe um mosaico em que a fugacidade da vida e a fragilidade dos afetos se revelam através de episódios notáveis e tragicômicos do cotidiano. Com Vida, morte e outros detalhes, Boris Fausto abre ao leitor um valioso baú, repleto de memórias, pensamentos e provocações acerca da (in)finitude humana.


Eu Que Nunca Conheci Os Homens, de Jacqueline Harpman
Lançamento: 15/09/2021
Editora: Dublinense


Resumo: Quarenta mulheres estão presas em uma jaula coletiva em um porão, sob a vigilância de guardas que permanecem sempre em silêncio. Um dia, misteriosamente, uma sirene soa, os guardas fogem e as grades se abrem. Entre as prisioneiras, está uma menina sem nome que só conhece a vida lá fora através de lembranças que as outras mulheres aceitam compartilhar. É ela que conduz as demais prisioneiras em fuga, apenas para encontrarem um lugar inóspito e desconhecido. Agora, contando apenas umas com as outras, elas terão que reaprender a viver e enfrentar outro desafio: a liberdade absoluta.


Contos, fábulas e aforismos, de Franz Kafka
Lançamento: 13/09/2021
Editora: Record


Resumo: Contos, fábulas e aforismos reúne o melhor de Franz Kafka, um dos maiores escritores de todos os tempos. Selecionados e traduzidos diretamente do alemão pelo editor Ênio Silveira – que também assina a nota introdutória -, os textos dão a conhecer o tom kafkiano do realismo que nos lança ao absurdo existencial. Esta edição é também uma homenagem a Ênio, que em 2021 completaria 70 anos como editor da Civilização Brasileira.


O viking negro, de Bergsveinn Birgisson
Lançamento: 23/09/2021
Editora: Globo Livros


Resumo: Muito se fala sobre os vikings e, nos últimos anos, eles invadiram a cultura pop para ficar. Entretanto, um dos maiores heróis desse período passou mais de um milênio nas sombras. O viking negro conta a história real de um dos mais heroicos ― e ainda desconhecidos ― nobres vikings, Geirmund Pele-Negra. Tudo começa em Rogaland, na atual Noruega, no ano de 846, no dia do nascimento do príncipe nórdico que, apesar de sua origem real e dos feitos extraordinários que marcaram sua vida, pouco de sua impressionante saga chegou à era contemporânea. Em O viking negro, o historiador islandês ― e descendente do próprio Geirmund ― Bergsveinn Birgisson investiga os motivos pelos quais a trajetória de Pele-Negra esteve nas sombras até agora e resgata, por meio de uma pesquisa minuciosa e uma narrativa arrojada, a história dessa que é uma das figuras mais notáveis da Idade Média nórdica.


Quatro Peças, de Anton Tchekhov
Lançamento: 23/09/2021
Editora: Companhia das Letras


Resumo: Anton Tchékhov é um dos principais nomes da literatura mundial. Filho de um pequeno comerciante falido, Tchékhov formou-se em medicina, mas, já na faculdade, começou a contribuir para revistas literárias. Entre 1896 e 1904, ano de seu falecimento, escreveu as quatro peças que compõem este volume – e que se tornaram clássicos do repertório teatral. Em "A gaivota", um jovem escritor enfrenta o fracasso de uma de suas criações enquanto lida com uma decepção amorosa; já em "Tio Vânia", uma cidade do interior vê seu pacato cotidiano ser balançado pela chegada de um professor e sua filha; "Três irmãs" narra as aspirações e frustrações de mulheres do interior da Rússia; e em "O jardim das cerejeiras", última peça escrita pelo autor, os dilemas entre o campo e a cidade são trazidos à tona. Sempre trabalhando com uma galeria de personagens diversos e surpreendentes, Tchékhov explora como poucos as frustrações humanas.