Confira as novidades literárias do mês de outubro/2021

Oi, pessoal! Confiram abaixo os lançamentos mais aguardados do mês de outubro de 2021!


David Copperfield: edição comentada e ilustrada, de Charles Dickens
Lançamento: 05/10/2021
Editora: Zahar


Resumo: Um dos maiores romances da literatura mundial, David Copperfield tem entre seus leitores gerações sucessivas de escritores do porte de James Joyce, Kakfa, Virginia Woolf e Tolstói, para quem é fonte de inspiração permanente. A lista inclui também o próprio Charles Dickens, que considerava o livro “seu filho favorito”. Publicada como folhetim entre 1849 e 1850, a história é um clássico relato de formação de um menino descobrindo um mundo que é, ao mesmo tempo, mágico, assustador e terrivelmente real. Dickens constrói esse universo de forma brilhante, emprestando a ele partes substanciais de sua própria biografia, mas usando como amálgama a sua inventividade incomparável como ficcionista e as tintas mais acuradas do realismo inglês do século XIX. Assim, seguimos a vida de David, desde a sua infância pobre e difícil até a descoberta da vocação de escritor, numa jornada repleta de aventuras cômicas, sentimentais e por vezes trágicas. É impossível não se comover com o destino de David e não se deliciar com o fabuloso elenco de personagens que cruzam e acompanham seu caminho ― o padrasto cruel Murdstone; o irresponsável Micawber; a frívola e encantadora Dora; e o humilde porém traiçoeiro Uriah Heep. Inclui todas as 38 ilustrações originais de Phiz.


Amityville, de Jay Anson
Lançamento: 27/10/2021
Editora: DarkSide Books


Resumo: Depois de passar um período fechada, a propriedade no número 112 da Ocean Avenue volta abrir as portas para os leitores da DarkSide Books. Cercada pela natureza, com janelas amplas e cômodos espaçosos, poderia ser a casa dos sonhos, não fosse seu passado macabro e sangrento. Em 13 de novembro de 1974, um crime brutal chocou os Estados Unidos: o misterioso assassinato da família DeFeo, em Amityville. Alguns dias depois, Ronald DeFeo Jr., o único sobrevivente do massacre, admitiu ter matado seus pais e quatro irmãos com tiros nas costas, alegando ter sido influenciado por vozes em sua cabeça. Meses depois da chacina, George e Kathleen Lutz adquiriram a antiga residência dos DeFeo por uma pechincha. Durante o breve período em que moraram em Amityville, estranhos acontecimentos afetaram a vida do casal e seus três filhos, levando-os a crer que presenças malignas habitavam a casa. A experiência foi tão traumática que, vinte e oito dias depois da mudança, a família fugiu aterrorizada, deixando seus pertences para trás. Não demorou muito para a casa ser considerada mal-assombrada, virando inclusive objeto de estudo dos investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren. Embora tenha sido amplamente divulgada pela mídia, a história da casa nunca havia sido contada com riqueza de detalhes — até Jay Anson decidir reconstruí-la e transformar seu livro de não ficção em um dos relatos paranormais mais impactantes de todos os tempos. Baseado nas experiências sobrenaturais reportadas pelos Lutz durante o mês de dezembro de 1975, Amityville é um dos livros mais pedidos pelos leitores da Caveira. E agora, ele volta ao catálogo em grande estilo, como parte da coleção Dark House., nos 45 anos desta obra que forma uma das fundações das narrativas do horror moderno. Adaptada várias vezes para o cinema, com diversos spin-offs, a história de Amityville hoje é bastante conhecida e considerada um dos mais importantes relatos sobre casas mal-assombradas da cultura popular. Por isso, mais do que dar apenas uma demão de tinta, a DarkSide® Books fez uma reforma completa na casa, apresentando a sombria construção em detalhes em uma novíssima edição, com textos complementares que ajudam a mergulhar nos mistérios de Amityville. Neste Halloween, as portas estão abertas e vocês são nossos convidados de honra.


A Rainha dos Condenados, de Anne Rice
Lançamento: 22/10/2021
Editora: Rocco


Resumo: A Rainha dos Condenados é o terceiro livro das crônicas vampirescas de Anne Rice. No volume anterior, O vampiro Lestat, Lestat pôde dar sua versão da sua fascinante história. Aqui, ele é um roqueiro rico e venerado por milhões de fãs, que vive tranquilamente entre os mortais e frequenta um bar que atende pelo incrível nome de Filha de Drácula. Através de sua música, reveladora de histórias vampirescas que jamais deveriam ser narradas, Akasha, verdadeira encarnação das forças maléficas femininas, desperta de seu sono milenar, sai de uma cripta encravada nas profundezas da terra e começa a pôr em prática ideias mirabolantes. Akasha é a Rainha dos Condenados, a mãe-amante de Lestat, e sua intenção é salvar a humanidade. Para fazê-lo, no entanto, ela tem um método radical que começa num glorioso banho de sangue. Contado sob diversos prismas, por um variado elenco de vampiros, alguns deles perturbados simultaneamente por um sonho intrigante em que figuram as gêmeas de cabelos vermelhos, A Rainha dos Condenados recupera a história desses seres malditos, libertando as mais antigas e poderosas forças da noite no mundo dos vivos. As imagens envolventes e exuberantes de Anne Rice tornam impossível não partilhar e entender os desejos sanguinolentos que animam os protagonistas, dilacerados por contradições irresolvíveis. A Rainha dos Condenados transporta o leitor para o mundo complexo, erótico, violento e eletrizante dos vampiros. Com incrível habilidade, enorme fluência e conhecimento profundo do tema, Anne Rice nos faz viajar até seis mil anos atrás, quando têm início as histórias da Primeira Geração dos bebedores de sangue e passeia do Egito à América do Sul, do Himalaia à Inglaterra, por onde quer que os vampiros tenham passado deixando suas garras.


O Exorcismo da Minha Melhor Amiga, de Grady Hendrix
Lançamento: 18/10/2021
Editora: Intrínseca


Resumo: Outono de 1988. As melhores amigas Abby e Gretchen cursam o ensino médio em uma prestigiosa escola católica, mas são meninas populares que idolatram Madonna e odeiam os pais. Quando as duas experimentam alucinógenos, Gretchen decide nadar nua no riacho, mas acaba desaparecendo a noite inteira e volta… estranha. Está carrancuda, irritadiça, cheia de espinhas e cicatrizes e usa sempre as mesmas roupas largas e feias. Não demora muito para eventos bizarros e sangrentos começarem a acontecer por onde ela passa. Preocupada com a amiga, Abby decide investigar o que aconteceu naquela noite. Suas descobertas são aterrorizantes, e tudo indica que Abby não vai escapar ilesa se não se afastar de Gretchen. Agora, o destino das duas depende de uma única pergunta: a amizade delas é forte o bastante para derrotar o diabo? Em uma trama eletrizante, sensível, demoníaca e com uma trilha sonora memorável, Grady Hendrix explora as dinâmicas sociais de Charleston nos anos 1980 – tão assustadoras quanto o próprio diabo – e constrói um testemunho emocionante sobre o poder da amizade. Um filme inspirado na obra está em produção, dirigido por Damon Thomas (Killing Eve e Penny Dreadful) e distribuído pelo Amazon Studios.


Ahmed e as máquinas esquecidas, de Ray Bradbury
Lançamento: 27/10/2021
Editora: Globo Livros


Resumo: Uma história cativante para crianças e jovens – ou para qualquer pessoa que nunca tenha deixado desaparecer a criança interior. Ahmed, filho de Ahmed, está em caravana pelo deserto. Ele cai de seu camelo, e, ao se ver perdido e sozinho, se desespera. Seu lamento é atendido por Gonn, o guardião dos fantasmas dos nomes perdidos, há muito adormecido nas areias daquele misterioso cenário. É com esse curioso auxílio e a dádiva de voar que Ahmed é envolvido em uma aventura que desafia o tempo e o espaço, levando a um aprendizado profundo sobre a vida e o destino. Nesta edição, Ahmed ganha traços oníricos banhados na ancestralidade pelo ilustrador e quadrinista Jefferson Costa, com uma perspectiva brasileira e contemporânea para a obra imortal de Ray Bradbury.


Anos de Chumbo e Outros Contos, de Chico Buarque
Lançamento: 22/10/2021
Editora: Companhia das Letras


Resumo: Uma jovem e seu tio. Um grande artista sabotado. Um desatino familiar. Uma moradora de rua solitária. Um passeio por Copacabana. Um fã fervoroso de Clarice Lispector. Um casal em sua primeira viagem. Um lar em guerra. Imersos na elogiada atmosfera da ficção de Chico Buarque, caracterizada pela agudeza da observação e a oposição frequente entre o poético e o cômico, os oito contos que formam este volume conduzem o leitor pela sordidez e o patético da condição humana. Com alusões ocasionais à barbárie do presente, o autor ergue um labirinto de surpresas, em que o sexo, a perversidade, o desalento e o delírio são elementos constitutivos da trama. Em Anos de chumbo, Chico Buarque põe seu conhecido domínio da linguagem a serviço da concisão da forma. O resultado é arrebatador.


Pudim, de Julie Murphy
Lançamento: 25/10/2021
Editora: Valentina


Resumo: Se a mensagem de Dumplin' foi a de aceitar o próprio corpo, a de "Pudim" é a de exigir que o mundo faça o mesmo. NÃO QUEBRE AS REGRAS. MUDE AS REGRAS! Desde a infância, Millie Michalchuk sempre passava as férias de verão em um spa para perder peso. Mas não este ano. Porque agora ela planeja realizar seu sonho secreto – e finalmente beijar o crush. Quando as circunstâncias a forçam a conviver ao longo de um semestre com Callie Reyes, beldade que está sendo cotada para se tornar a próxima capitã da equipe de dança, todos se surpreendem - principalmente elas. Afinal, as duas talvez tenham bem mais em comum do que jamais poderiam imaginar. Pudim é a irresistível e deliciosa sequência de Dumplin', sucesso da Netflix. Uma história sobre amizades inesperadas, improváveis paixonites agudas, empoderamento feminino plus size e redefinição da palavra "gorda” – mais um romance arrebatador de Julie Murphy, 1º lugar na lista de best-sellers do New York Times. PAREM DE ESPERAR! A REVOLUÇÃO COMEÇA COM VOCÊS E PERTENCE A VOCÊS.


Uma Princesa em Tóquio, de Emiko Jean
Lançamento: 19/10/2021
Editora: Seguinte


Resumo: Izumi Tanaka nunca sentiu que pertence ao lugar onde vive. Afinal, ela é uma das únicas garotas com ascendência japonesa em sua cidadezinha natal, no norte da Califórnia. Criada apenas pela mãe, as duas sempre foram muito unidas ― até Izzy descobrir que seu misterioso pai é ninguém mais, ninguém menos do que o príncipe herdeiro do Japão. O que significa que Izumi é literalmente uma princesa. Não demora muito até a família imperial japonesa ir atrás de Izzy e ela partir em uma viagem para Tóquio. Em meio a confusões com um jovem guarda-costas mal-humorado (apesar de lindo!) e com primos envolvidos em diversas polêmicas, a garota vai perceber que a vida da realeza está longe de ser só glamour. E, enquanto tenta conhecer o pai, talvez acabe encontrando a si mesma.