Ads

Dicas de livros para estudar para o Exame de Suficiência em Contabilidade


Olá, pessoal! Como vocês estão? No post de hoje vou indicar para vocês os melhores livros para estudar para o Exame de Suficiência em Contabilidade. Para quem não sabe, sou formada em Ciências Contábeis e fiz a prova de 2021/1 (considerada por muitos a edição mais difícil de todos os tempos). Tive a alegria de ser aprovada de primeira e isso deve-se às horas e mais horas de dedicação aos estudos.

Além das videoaulas e simulados, acabei utilizando muitos livros para me preparar para o Exame. Vou indicar abaixo para vocês os que mais me ajudaram. Espero que gostem das minhas dicas e boa sorte para os que forem fazer o Exame de Suficiência, tenham certeza que a dedicação de vocês não será em vão!


Vou começar pelo meu queridinho: Contabilidade para Concursos e Exame de Suficiência, dos autores Osni Moura Ribeiro e Juliana Moura Ribeiro Coelho. O livro é focado nos principais temas de contabilidade geral. A linguagem é bem objetiva e de fácil compreensão, permitindo que o leitor entenda facilmente até os temas mais complexos. Um destaque desse livro é que ao final de cada capítulo há um simulado com questões de concursos e do Exame de Suficiência para o estudante praticar seus conhecimentos.

Não posso passar aqui e falar sobre livros de contabilidade sem citar o clássico Contabilidade De Custos, do autor Eliseu Martins. Muitas pessoas têm preconceito em utilizar esse livro para estudar para concursos e para o Exame de Suficiência, por considerarem o livro demasiadamente complexo. Eu concordo que quando você está estudando para o Exame de Suficiência vale mais a pena buscar por livros mais "resumidos", mas não acho que seja inteligente descartar certos livros só porque eles são "grandes demais". Se você fez a sua tarefa de casa e leu com atenção o edital do Exame, conseguirá pegar qualquer livro de contabilidade e "filtrar" só os temas necessários, aqueles que realmente são cobrados na prova. Então, vale muito a pena dar uma estudada desse livro do Eliseu Martins, pois na minha opinião ele é um dos melhores livros de contabilidade de custos que temos.

Outros livros que utilizei nos meus estudos foram o Contabilidade Gerencial e o Teoria da Contabilidade, do mestre Sérgio de Iudicibus. Esses dois contêm, assim como o livro do Eliseu Martins que citei anteriormente, muito conteúdo que não é cobrado no Exame. Então, o que você deve fazer é analisar o edital e ver quais são os temas de contabilidade gerencial e teoria da contabilidade que serão cobrados na prova e focar seus estudos apenas neles. Realmente utilizei esses dois livros nos meus estudos dessas duas matérias e eles me ajudaram demais!

Por fim, vou indicar para vocês o livro Análise De Investimentos & Demonstrativos Financeiros, da autora Camila Camargo. Achei esse livro perdido num sebo aqui de Joinville e realmente foi um "achado", pois no final das contas acabou me ajudando bastante nos meus estudos para o Exame de Suficiência. Esse livro mostra de maneira prática como fazer a análise de demonstrativos e calcular os principais indicadores financeiros.

Esses são os livros que mais utilizei durante meus estudos para o Exame de Suficiência. Você pode encontrá-los facilmente na Amazon e em outras grandes livrarias do Brasil... Agora, alguns devem estar se perguntando: mas Ana, e os livros de contabilidade pública, auditoria, perícia contábil, etc.? Vou falar rapidamente abaixo a minha opinião:

- Auditoria: Não creio que vale a pena investir nos estudos por meio de livros no caso dessa matéria. Dê uma pesquisada sobre quais foram as NBC TA mais cobradas nos últimos exames e foque em estudar as normas mesmo. Você consegue baixá-las gratuitamente no site do CFC.
- Perícia Contábil: Também não acho que vale a pena investir em livros de Perícia Contábil. Foque em estudar a NBC TP 01 e a NBC PP 01.
- Contabilidade Aplicada ao Setor Público: foque em estudar as NBC TSP mais cobradas nos últimos exames, que você pode baixar em PDF no site do CFC. Não precisa investir em livros, pois geralmente os temas de contabilidade pública cobrados no Exame não são complexos.
- Controladoria: Entrega pra deus. Brincadeira 😅. Também não creio que vale a pena investir em livros de controladoria na sua preparação para o Exame de Suficiência, visto que geralmente só cai apenas uma questão dessa matéria em toda a prova (e geralmente é uma questão fora da casinha que você vai errar de qualquer jeito, com ou sem livro😅).
- Legislação e Ética Profissional: Baixe o PDF do Código de Ética e estude ele, não precisa comprar livros.
- Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade: Dê uma pesquisada sobre quais foram os CPC mais cobrados nos últimos exames e estude-os, sem precisar comprar livros.
- Noções de Direito e Legislação Aplicada, Matemática Financeira e Estatística e Língua Portuguesa Aplicada: Não vale a pena investir em livros. Dê uma pesquisada no YouTube pois lá tem várias videoaulas bacanas dessas matérias.

É isso, pessoal! Espero que tenham gostado das minhas dicas. Boa sorte na prova!