Ads

Escritora Lya Luft morre aos 83 anos


Suzana Luft, filha de Lya Luft, divulgou que a mãe faleceu na madrugada de hoje (30/12/2021). Lya estava morando em Porto Alegre e faleceu em sua casa, enquanto dormia.


Segunda a filha da escritora, Lya Luft estava em tratamento contra um câncer. A luta contra a doença começou há 7 meses, quando a escritora foi diagnosticada com um melanoma. Infelizmente, na época em que foi descoberto, o câncer já estava em processo de metástase.

Lya Fett Luft nasceu em Santa Cruz do Sul/RS, no ano de 1938. Desde criança, ela já demonstrava um apreço pela literatura: aos 11 anos, já recitava poemas Göethe e Schiller. Lya se formou em Pedagogia e em Letras Anglo-Germânicas pela PUC-RS e atuou por muito tempo como tradutora de livros em alemão e inglês, tendo traduzido mais de 100 livros de escritores como Virginia Woolf e Thomas Mann. Seu primeiro livro foi publicado em 1964, intitulado "Canções de Limiar". Ela também publicou outros livros de sucesso como "As Parceiras", "A Asa Esquerda do Anjo" e "Perdas & ganhos".