10 livros clássicos para ler em menos de um dia


Oi, pessoal! Tudo bem? Eu estava pensando aqui: quem aqui sempre quis ler algum grande clássico da literatura, mas acabou desistindo por conta do número de páginas? Não adianta negar, pois isso acontece com todo mundo. Acontecia muito comigo há uns anos. Hoje já me habituei à leitura, inclusive de livros com muitas páginas. Mas confesso que quando era mais nova, me sentia um pouco preocupada com a ideia de ler um livro com muitas páginas... E foram justamente os livros curtinhos e rápidos de ler que me ajudaram a construir uma base sólida para conseguir ler livros maiores. Pensando nisso, hoje trago nesse post aqui ideias de 10 livros clássicos para ler em menos de um dia. Espero que gostem das dicas!


A Morte de Ivan Ilitch, de Liev Tolstói

Do que se trata? O livro começa narrando um velório. Depois de certo tempo, a narrativa volta no tempo para contas a história de Ivan Ilitch, um homem que era respeitado na sua carreira de juiz, mas que infelizmente acaba sofrendo um acidente que deixou sua saúde debilitada. Após o acidente, Ivan mal consegue sair de casa, além de não conseguir mais desempenhar seu trabalho propriamente. Vivendo recluso e deprimido, ele começa a pensar na vida e na morte, fazendo questionamentos e refletindo acerca de sua própria existência.
Quanto tempo leva pra ler? Em torno de 4 horas.


Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo

Do que se trata? Álvares de Azevedo é considerado o grande expoente da segunda geração do Romantismo brasileiro. Ele trouxe para a nossa literatura algumas obras muito inspiradas em livros que dominavam a Europa da época. Um grande exemplo disso é o livro Noite na Taverna. O livro conta a história de quatro homens que estavam reunidos numa taverna e, em certo ponto, entre uma garrafa de vinho e outra, eles começam a contar histórias macabras acerca do seu passado. Já escrevi uma resenha completinha sobre esse livro aqui no blog, que vocês podem conferir clicando AQUI.
Quanto tempo leva pra ler? Em torno de 4 horas.


Revolução dos Bichos, de George Orwell

Do que se trata? O livro narra a história de animais de uma granja que se revoltaram contra seus donos. O livro na verdade é uma alusão ao período em que foi publicado. George Orwell publicou a obra em 1945, em plena Segunda Guerra Mundial, e ela é considerada uma crítica à ditadura stalinista.
Quanto tempo leva pra ler? Em torno de 5 horas.


Os Sofrimentos do Jovem Werther, de Johann Wolfgang von Goethe

Do que se trata? "Os Sofrimentos do Jovem Werther" é um romance epistolar que conta a história Werther, um jovem rapaz que se vê perdidamente apaixonado por Charlotte, uma mulher que já estava prometida em casamento a outro homem. O tema central do livro é o suicídio e reza a lenda que após sua publicação, houve uma onda de suicídios na Europa. Também já escrevi uma resenha completa desse livro aqui no blog, que vocês podem acessar clicando AQUI.
Quanto tempo leva pra ler? Em torno de 8 horas.


Iracema, de José de Alencar

Do que se trata? O livro conta a trágica história de amor entra a índia Iracema e o branco Martim e é hoje considerada um dos grandes clássicos da literatura brasileira e grande expoente do indianismo no Brasil.
Quanto tempo leva pra ler? Em torno de 6 horas.


A Hora da Estrela, de Clarice Lispector

Do que se trata? O livro conta a história da nordestina Macabéa, mulher feia e alienada, que se muda para o Rio após perder sua tia. Ela trabalha como datilógrafa e passa suas horas livres ouvindo a Rádio Relógio. Logo ela se apaixona por Olímpico de Jesus, um metalúrgico nordestino, que a trai com sua colega de trabalho. E é depois de receber um conselho da própria 'colega' que Macabéa resolve ir a uma cartomante, e em pouco tempo vai ver sua hora da estrela chegar. Vocês podem ler minha resenha completa desse livro clicando AQUI.
Quanto tempo leva pra ler? Em torno de 4 horas.


A Comédia dos Erros, de William Shakespeare

Do que se trata? Esse livro é tido como a primeira peça de William Shakespeare. "A Comédia dos Erros" é uma das minhas obras favoritas do autor. A peça leva esse nome por conta das inúmeras confusões que ocorrem ao longo da história, principalmente por conta de dois dos principais personagens, que são gêmeos. Esses dois personagens são gêmeos idênticos e têm o mesmo nome, Antífolo, o que faz com que as pessoas se confundam na hora de identificar quem é quem. A confusão aumenta ainda mais quando aparece outra dupla de gêmeos idênticos na história, que atendem pelo nome de Drômio (sim, eles também têm o mesmo nome 😂). Posso garantir pra vocês boas risadas com essa leitura.
Quanto tempo leva pra ler? Em torno de 3 horas.


A Metamorfose, de Franz Kafka

Do que se trata? O livro conta a história de um caixeiro viajante chamado Gregor Samsa, que havia abandonado suas aspirações para sustentar sua família. Certo dia, Gregor acaba acordando de manhã metamorfoseado num inseto monstruoso.
Quanto tempo leva pra ler? Em torno de 5 horas.


O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

Do que se trata? Esse livro conta a história de um piloto que cai com seu avião no deserto do Saara e encontra um pequeno príncipe, que o leva a uma jornada filosófica e poética através de planetas que encerram a solidão humana.
Quanto tempo leva pra ler? Entre 1 e 2 horas.


Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

Do que se trata? O livro conta a história de Alice, que chega ao País das Maravilhas após cair na toca do coelho. Já dentro do inusitado país, Alice enfrenta diversas aventuras enquanto tenta voltar para casa. Ao longo da história, ela vai conversando com diferentes personagens clássicos e muito conhecidos por todos nós, como o Coelho Branco, o Chapeleiro, a Lebre de Março, o Gato de Cheshire e a Rainha de Copas. Vocês podem conferir minha resenha desse livro clicando AQUI.
Quanto tempo leva pra ler? Cerca de 5 horas.


──────⊱◈◈◈⊰──────

Espero que tenham gostado das dicas, pessoal! Até mais!