Ads

3 livros clássicos de romance que viraram filmes

Olá, pessoal! Vim trazer mais um post com indicações de filmes. Dessa vez, vou indicar para vocês três livros clássicos de romance que foram adaptados para o cinema. Espero que gostem das dicas!


Orgulho e Preconceito, de Jane Austen


Em Orgulho e Preconceito, Jane Austen nos apresenta os Bennets: uma família nobre, porém sem dinheiro, composta pelo pai, pela mãe e por cinco moças, todas em idade de se casar e nenhuma com direito a herdar a propriedade da família. Para assegurar o futuro delas, é preciso encontrar pretendentes de boa posição – uma busca que atormenta a senhora Bennet e, consequentemente, a família toda. A chegada de novos vizinhos provoca um alvoroço na vizinhança ao apresentar dois jovens solteiros e abastados: o senhor Bingley, por quem Jane Bennet, a primogênita, logo se apaixona; e o senhor Darcy, um homem orgulhoso que desperta o desprezo de Elizabeth Bennet, a segunda irmã mais velha e heroína desta história. Para viver um grande amor, no entanto, eles terão de repensar suas convicções e reavaliar seus sentimentos. Esta envolvente narrativa traz o que há de melhor na literatura de Jane Austen: um enredo repleto de reviravoltas, personagens inesquecíveis e diálogos aguçados. Com sua característica ironia refinada e traços de comédia, a autora coloca em evidência a condição feminina na sociedade de sua época. Publicada em 1813, esta que é sua principal obra tornou-se também uma das mais importantes da literatura. Esse livro também já ganhou diferentes adaptações, sendo que o filme de 2005 é uma das mais adoradas pelos fãs. O filme foi dirigido por Joe Wright e contou com Keira Knightley em seu elenco.


O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë


Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal e mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixara rastros de ira e vingança. Único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos, O Morro dos Ventos Uivantes e um clássico da literatura e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas. A história do livro já foi adaptada dezenas de vezes, sendo umas das versões mais famosas a de 1970, produzida por Robert Fuest.


Madame Bovary, de Gustave Flaubert


O enredo gira em torno de Emma Bovary, casada com o médico Charles. Emma vive imersa na leitura de romances românticos e, por viver um casamento enfadonho, procura no adultério a libertação de seus problemas. A trama possui um desfecho trágico, e da criação de Flaubert partem grandes linhas de força do romance moderno e sua repercussão no contexto literário francês e mundial é intensa e permanente. Esse clássico também ganhou diversas adaptações para o cinema, sendo a minha preferida a versão francesa de 1991, dirigida por Claude Chabrol.


──────⊱◈◈◈⊰──────

Espero que tenham gostado das dicas, pessoal! Até o próximo post!