Ads

5 livros com pegada científica que inspiraram filmes e séries (e vice-versa)

Oi, pessoal! Como vocês estão? No post de hoje vou indicar cinco livros muito bons com pegada científica que já ganharam adaptações para o cinema (e vice-versa - ou seja, filmes que viraram livros). E fica também a recomendação para que assistam as adaptações, pois elas são ótimas. Espero que gostem das indicações!


Fundação, de Isaac Asimov


Sinopse do livro: Em um ponto distante no futuro, o visionário cientista Hari Seldon prevê a destruição do Império Galáctico e de todo o conhecimento acumulado por milênios. Incapaz de impedir esse desfecho, ele cria um plano ousado para reduzir o período de trevas e garantir o futuro dos homens. Com a sua genialidade, Asimov concebeu um universo épico que mostra as complexas relações de poder e domínio que marcaram a humanidade ao longo de séculos. Cheios de ação e muito mistério, os livros da série Fundação narram a origem e os desdobramentos de um projeto ambicioso, arquitetado para alterar o curso da história e o destino de toda a Galáxia.


Sobre a série: O livro ganhou uma adaptação produzida por David S. Goyer e lançada pela Apple TV+ em 2021, chamada "Foundation". A série conta com nomes como Jared Harris, Lee Pace e Alfred Enoch em seu elenco. A série está com 70% de aprovação no Rotten Tomatoes entre os críticos especializados.


Contato, de Carl Sagan


Sinopse do livro: Contato com extraterrestres não é sinônimo de homenzinhos verdes desembarcando de um disco voador. É muito mais: sinais captados num radiotelescópio podem conter mensagens capazes de nos fazer repensar toda a nossa concepção da vida e do universo. Esse é o ponto de partida de Carl Sagan, que, aliando as tensões da melhor literatura ao conhecimento científico mais avançado, compõe um romance que pode provocar em nós todas as reações - menos a indiferença. Em Contato, o que está em jogo é o mundo tal como o conhecemos. Como quem faz uma aposta, Sagan nos convida a uma viagem assustadoramente fascinante pelo buraco negro que é a inteligência humana.


Sobre o filme: O livro ganhou uma adaptação muito boa para o cinema em 1997, com o filme homônimo "Contato". Ele foi dirigido por Robert Zemeckis, com roteiro de James V. Hart e Michael Goldenberg, e contou com atores como Jodie Foster e Matthew McConaughey em seu elenco. O filme está com 66% de aprovação no Rotten Tomatoes entre os críticos especializados.


Perdido em Marte, de Andy Weir


Sinopse do livro: Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho. Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente. Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate. Ainda assim, Mark não está disposto a desistir. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico – e um senso de humor inabalável –, ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência. Para isso, será o primeiro homem a plantar batatas em Marte e, usando uma genial mistura de cálculos e fita adesiva, vai elaborar um plano para entrar em contato com a Nasa e, quem sabe, sair vivo de lá. Com um forte embasamento científico real e moderno, Perdido em Marte é um suspense memorável e divertido, impulsionado por uma trama que não para de surpreender o leitor.


Sobre o filme: O livro ganhou uma adaptação para os cinemas com o filme homônimo "Perdido em Marte", produzido por Ridley Scott. O filme contou com Matt Damon e Jeff Daniels em seu elenco. O filme está com 91% de aprovação no Rotten Tomatoes entre os críticos especializados.


Cosmos, de Carl Sagan


Sinopse do livro: Escrito por um dos maiores divulgadores de ciência do século XX, Cosmos retraça 14 bilhões de anos de evolução cósmica, explorando tópicos como a origem da vida, o cérebro humano, hieróglifos egípcios, missões espaciais, a morte do sol, a evolução das galáxias e as forças e indivíduos que ajudaram a moldar a ciência moderna. Numa prosa transparente, Carl Sagan revela os segredos do planeta azul habitado por uma forma de vida que apenas começa a descobrir sua própria identidade e a se aventurar no vasto oceano do espaço sideral. Aqui, o tratamento dos temas científicos está sempre imbricado com outros campos de estudo tradicionais, como história, antropologia, arte e filosofia. Publicado pela primeira vez em 1980, Cosmos reúne alguns dos conhecimentos mais avançados da época sobre a natureza, a vida e o Universo ― e se mantém até hoje como uma das mais importantes obras de divulgação científica da história. Embora diversas descobertas fascinantes tenham ocorrido nos últimos quarenta anos, o tema central deste livro nunca estará desatualizado: nosso fascínio pelo conhecimento e a prática da ciência como atividade cultural.


Sobre a série: Cosmos foi uma série realizada por Carl Sagan e sua esposa Ann Druyan, veiculada na PBS em 1980. A série ganhou um remake em 2014, que foi apresentada pelo físico Neil deGrasse Tyson. "Cosmos: A Spacetime Odyssey" está com 95% de aprovação no Rotten Tomatoes entre os críticos especializados.


Leviatã Desperta, de James S. A. Corey


Sinopse do Livro: Duzentos anos se passaram desde a expansão para o espaço, e a humanidade vive um momento crítico em que a população ocupa diversos planetas e se divide em interesses conflitantes. Quando um relutante capitão de nave e um detetive decadente se envolvem nas investigações do desaparecimento de uma garota, o que eles descobrem leva nosso sistema solar à beira de uma guerra civil e expõe a maior conspiração da história humana.


Sobre a série: Os livros deram origem a série da Amazon Prime Video intitulada "The Expanse", lançada em 2015. O elenco da série conta com nomes como Dominique Tipper, Cas Anvar e Shohreh Aghdashloo. A série está com 94% de aprovação no Rotten Tomatoes entre os críticos especializados.

──────⊱◈◈◈⊰──────

Espero que tenham gostado das dicas, pessoal! Nos vemos no próximo post!