Ads

Dicas de livros para quem gosta de rock

Você é fã de rock? Se sim, você vai amar as indicações que vou te dar hoje. Já faz alguns anos que comecei a ler livros relacionados a esse gênero musical, principalmente biografias. Então, no post de hoje vou indicar para você alguns dos livros mais bacanas que conheço. Espero que goste das minhas dicas!

AC/DC: A biografia


Em novembro de 1989, quando a queda do Muro de Berlim liberou os alemães orientais para devorarem os bens de consumo do mundo capitalista, os discos de música mais procurados por eles não foram os dos Beatles, de Bob Dylan, Mozart ou Beethoven. Foram os do AC/DC. Publicada à época pela revista Newsweek, a informação é uma das peças utilizadas pelo jornalista britânico Mick Wall para montar o quebra-cabeça que resultou em AC/DC: a biografia


Led Zeppelin: Quando os gigantes caminhavam sobre a Terra


Nesta biografia considerada o relato definitivo da carreira meteórica de um dos fundadores da música pesada, o lendário jornalista de rock Mick Wall reúne entrevistas realizadas com os membros do Led Zeppelin ao longo de mais de quatro décadas, uma vasta pesquisa em jornais e revistas, consultas a profissionais e amigos que também fizeram a história da banda e suas próprias recordações de shows e turnês para compor um retrato vívido, muitas vezes polêmico, mas assustadoramente real dos gênios do rock’n’roll que até hoje influenciam gerações de músicos e fãs. Mais do que uma biografia de uma banda de rock tão lendária quanto virtuosa, Quando os gigantes caminhavam sobre a Terra é a história de um tempo em que astros de rock eram deuses e tinham o mundo aos seus pés. Tem um post mais completo sobre esse livro aqui no blog, que você pode conferir clicando AQUI.


Rainbow in the Dark: A Autobiografia


Antes de sua trágica morte em 2010, Ronnie James Dio estava escrevendo sua autobiografia, relembrando a vida notável que o levou de sua cidade natal no interior do estado de Nova York aos maiores palcos do mundo, incluindo a arena que representou o auge do sucesso para ele - Madison Square Garden, onde este livro começa e termina. O livro foi escrito em parceria com sua esposa, Wendy Dio, e com o amigo de longa data e estimado biógrafo musical, Mick Wall. Os dois assumiram a responsabilidade de finalizar o livro após a morte de Ronnie. Escrevi um post mais completo sobre esse livro, que você pode ler clicando AQUI.


Confesso: A autobiografia


Rob Halford, líder do Judas Priest, banda de metal icônica em todo o mundo, é um verdadeiro “Deus do Metal”. Confesso, sua aguardada autobiografia, é uma história de rock‘n’roll inesquecível – jornada que vai de um conjunto habitacional em Walsall à fama na música, passando pelo alcoolismo, dependência química, cadeia, encontros amorosos malfadados e uma tragédia pessoal desoladora, até chegar na reabilitação, em como se assumiu, se redimiu... e encontrou o amor. Com o humor britânico autodepreciativo e sarcástico que é a marca registrada de Halford, Confesso conta a história de cinco décadas na indústria da música. Fala também de encontros improváveis com todo tipo de figura, do Super-Homem a Andy Warhol, Madonna, Jack Nicholson e a rainha da Inglaterra. Acima de tudo, é uma celebração do fogo e do poder do heavy metal. Rob Halford decidiu se confessar, porque faz bem para a alma.


Metallica - A biografia


O Metallica passou por todos os clichês do rock: sexo, drogas, bebidas e mulheres. Também sofreu com a morte de um de seus principais membros, o baixista Cliff Burton, em um acidente de ônibus em 1986, foi criticado quando tentou se reinventar durante os anos do grunge e quase chegou ao fim depois de atacar os próprios fãs no caso Napster. Depois de tantas mudanças, muita terapia e um novo baixista, o Metallica continua lotando estádios em todo o mundo com seus shows viscerais. Não havia uma biografia oficial da banda até a primeira edição de Metallica – A biografia. O conceituado jornalista britânico Mick Wall, que a acompanha desde o início, mistura entrevistas e memórias para contar a história completa e definitiva do Metallica.


Slash
 

Em uma conversa informal, Slash conta a própria história desde as peripécias de infância até os momentos mais sombrios. Pela primeira vez, o ex-guitarrista do Guns N’ Roses revela o que há por trás da lenda: como a banda surgiu, como escreveram músicas que definiram uma era, como sobreviveram a turnês infinitas e loucas, como aguentaram uns aos outros – e, por fim, como tudo acabou. Esta obra é uma janela para o mundo de um guitarrista notoriamente reservado e um assento na primeira fileira da montanha-russa que foi a história de uma das maiores máquinas de rock, sempre à beira da autodestruição, mesmo em seu maior sucesso. Slash é tudo o que se pode esperar: engraçado, honesto, inteligente, inspirador, surpreendente… Em uma palavra: excessivo.


Iron Maiden: Run to the hills - A biografia autorizada


A história do Iron Maiden, desde sua origem nos pubs de Londres até seus shows nos imensos festivais mundiais, nos passa mensagens de autoconfiança, determinação e sacrifício pessoal em uma extraordinária odisseia musical. Muitos dos artistas da nova geração citam a banda como a maior influência que eles tiveram. Entretanto, para um grupo famoso no mundo inteiro por suas excitantes performances ao vivo, enormes espetáculos, mais de 60 milhões de discos vendidos, com inúmeras turnês com ingressos esgotados e sucessos sempre no topo da parada, este fenômeno não aconteceu da noite para o dia. E o livro Iron Maiden: Run to the hills - A biografia autorizada aborda a trajetória da banda com detalhes.

──────⊱◈◈◈⊰──────

Espero que tenham gostado das dicas, pessoal! Nos vemos no próximo post!