Confira as novidades literárias do mês de março/2022

Oi, pessoal! Confiram abaixo os lançamentos mais aguardados do mês de março de 2022!


Silêncio na Floresta, de Harlan Coben
Lançamento: 15/03/2022
Editora: Arqueiro


Resumo: Há vinte anos, durante um acampamento de verão, quatro adolescentes entraram na floresta à noite. Dois deles foram encontrados mortos. Os outros dois desapareceram sem deixar pistas. Quatro famílias tiveram a vida mudada para sempre. E tudo está prestes a mudar de novo. Paul Copeland, mais conhecido como Cope, finalmente está começando a aceitar a perda da irmã naquela noite. Criar sozinho a filha de 6 anos enquanto cuida da sua carreira em ascensão como promotor do condado o distrai de seus traumas do passado. Mas quando um homem é encontrado morto com provas que o ligam a Cope, os segredos da família do promotor ameaçam vir à tona. Será que esse homem desapareceu com a irmã dele, Camille? Será que ela está viva? Agora Cope precisa confrontar tudo que ele deixou para trás naquele verão há vinte anos. Só assim poderá decidir o que é melhor deixar enterrado e quais são as verdades que podem ser trazidas à luz.

Manual de assassinato para boas garotas, de Holly Jackson
Lançamento: 25/03/2022
Editora: Intrínseca


Resumo: Todos em Little Kilton conhecem essa história. Andie Bell, a garota mais bonita e popular da escola, foi assassinada pelo namorado, Sal Singh, que se suicidou após o crime. Na época, não se falava em outra coisa. Cinco anos depois, Pip ainda vê as marcas que a tragédia deixou na cidade, desde as matérias tendenciosas da imprensa local até o ostracismo da família das vítimas. Mas a garota tem a impressão de que há peças faltando nesse quebra-cabeça. Ela conhecia Sal desde a infância, e ele sempre foi gentil. Por que teria se tornado um assassino? E será que Andie era mesmo tão angelical quanto a imagem construída após a sua morte? Prestes a se formar no Ensino Médio, Pip decide analisar o crime em seu projeto de conclusão de curso e questionar alguns pontos da versão oficial. Porém, quando a pesquisa revela segredos aterrorizantes, ela percebe que se aproximar da verdade pode custar sua vida. Nessa investigação obsessiva e repleta de reviravoltas, Pip começa a se questionar se ainda é uma boa garota, no fim das contas. Porque, com a ajuda de Ravi, irmão mais novo de Sal, ela está disposta a tudo para fazer seu dever de casa, proteger quem ama e reescrever a história de sua cidade.


A vida do espírito, de Hannah Arendt
Lançamento: 14/03/2022
Editora: Record


Resumo: vida do espírito, último trabalho de Hannah Arendt, interrompido com sua morte, em 1975, apresenta um exame das atividades espirituais do pensar, do querer e do julgar, que se organiza em três volumes, reunidos neste único livro. A obra ocupa-se do indivíduo, ao considerar os aspectos da sua existência menos condicionados por sua presença do mundo. Assim, cada uma dessas três atividades depende de uma espécie de retirada espiritual do contato direto com as coisas do mundo, o que constitui a condição para que se possa refletir e discorrer sobre elas. Desse modo, o volume sobre o pensar recorre a um extenso material para responder a questões sobre a posição dessa atividade diante do mundo das aparências, sobre a sua origem (o que nos faz pensar?) e sobre a dimensão temporal em que se move o sujeito pensante. O volume dedicado ao querer revê a pré-história da noção de vontade na filosofia antiga, examina a descoberta dessa faculdade no período cristão e a posição central ocupada por ela na filosofia moderna, sublinhando o questionamento dessa centralidade na filosofia contemporânea. A essa altura, chama a atenção para que a necessidade de se definir uma noção de liberdade que abrigue um significado político. O volume sobre o julgar não pôde ser realizado. Mary McCarthy, amiga e inventariante de Arendt, então, decidiu suprir essa lacuna com a inclusão de excertos de cursos da autora sobre a filosofia de Kant, na qual ela esperava encontrar as fontes para o exame da faculdade de julgar. Mesmo tendo sido escrito para um público de estudantes de filosofia, A vida do espírito foi redigido no estilo sempre vivo e muito fluente característico de Arendt, o que faz com que desperte a atenção de um público muito mais amplo, interessado nos debates intelectuais mais relevantes da contemporaneidade. A excelente tradução, feita há mais de uma década por um grupo de estudiosos, foi revista nesta edição.


Padre Sérgio, de Liev Tolstói
Lançamento: 29/03/2022
Editora: Companhia das Letras


Resumo: A um mês de se casar, para espanto geral, o príncipe Stiepán Kassátski decide deixar tudo de lado. Pede afastamento do cargo, interrompe o noivado, abandona a vida elegante e luxuosa da corte de São Petersburgo e segue para o monastério, onde pretende se tornar monge. Escrito em 1890, Padre Sérgio consegue reunir as principais preocupações e motivações que marcaram o fim da vida de Liev Tolstói. A súbita conversão do protagonista diz muito a respeito do que o autor pensava sobre a vida mundana – repleta de tentações, ambições e sensualidade – em oposição à rigorosa escolha eclesiástica. Ao refletir sobre os dilemas do príncipe, a novela joga luz não só sobre a religião e a moral, mas também sobre as verdadeiras aspirações do protagonista, que não se mostram tão puras quanto pareceriam ser.


O pianista da estação, de Jean-Baptiste Andrea
Lançamento: 15/03/2022
Editora: Vestígio


Resumo: Joseph Marty é um senhor de 69 anos que toca Beethoven divinamente em pianos públicos. Um dia ele está numa estação de trem na Europa; outro, em um aeroporto nos Estados Unidos. Joe desperdiça seu talento em meio a viajantes indiferentes, e, enquanto toca, ele também espera. Mas quem, e por quê? Aos 16 anos, após seus pais e sua irmã morrerem tragicamente em um acidente de avião, ele foi enviado a um orfanato religioso nos Montes Pirineus chamado Os Confins. O nome já diz tudo: depois dos Confins, não há mais nada. Lá se acolhem os abandonados, os incapazes. Seus dias são feitos de rotina, tarefas e maus-tratos. Até o encontro improvável com Rose, uma jovem de sua mesma idade. A vida, para Joe, passa então a se resumir a sonhos de fuga. Um premiado e emocionante romance de formação sobre a orfandade, a música, a amizade e o amor.


O que aconteceu com você?, de Bruce D. Perry PH.D. & Oprah Winfrey
Lançamento: 15/03/2022
Editora: Sextante


Resumo: Quantas vezes você já se perguntou “Por que fiz isso?” ou “O que há de errado comigo?”. Quando se trata de emoções, é comum sentir culpa ou criar expectativas impossíveis de alcançar. Para Oprah Winfrey e o psiquiatra e neurocientista Bruce Perry, é preciso mudar a forma de ver a vida, focando em compreender as pessoas, os comportamentos e a nós mesmos. Esta mudança de perspectiva começa com uma pergunta diferente, mais acolhedora: “O que aconteceu com você?” Em conversas profundas e tocantes, os dois exploram como os traumas de infância moldam o cérebro infantil e determinam o comportamento na idade adulta. Dr. Perry recorre às mais recentes descobertas da neurociência para explicar como a criança que fomos está na origem de más escolhas e de sofrimentos que nem sempre conseguimos explicar. Oprah resgata histórias pessoais de medo e angústia e fala da vulnerabilidade que vem dessas experiências. Entender o passado é a chave para um futuro melhor, abrindo a porta para a resiliência e a cura. Oprah e Dr. Perry oferecem instrumentos para romper o circuito da dor emocional e preencher nossa vida com bem-estar e sabedoria.


A verdadeira história da bibliotecária de Auschwitz, de Dita Kraus
Lançamento: 18/03/2022
Editora: Globo Livros


Resumo: Pouco do que foi mostrado na obra de ficção sobre Dita Kraus condiz com os legítimos acontecimentos de sua vida – que é ainda muito mais extraordinária e comovente do que a fantasia. Dita Kraus se tornou famosa em todo o mundo por ter sido a guardiã dos livros levados clandestinamente para Auschwitz por outros judeus. Sua história foi imortalizada por um romance inspirado nos tempos sombrios em que foi prisioneira em campos de concentração, mas a sua vida é muito mais admirável e surpreendente. Com isso, aos noventa anos, Dita decidiu escrever sua história, desde a infância feliz em Praga, passando pelos anos terríveis do nazismo, a forma cruel como foi enviada com sua família para o gueto judaico e depois para os campos de concentração, seu casamento com o também sobrevivente Otto B. Kraus, o encontro de uma nova vida em Israel e como seu amor pelos livros a manteve viva em vários outros momentos difíceis de sua trajetória. Uma exaltação à liberdade em todas as suas formas, esta obra traz um relato impressionante de uma mulher que foi a extremos para defender o conhecimento e as histórias que nos tornam humanos.