Resenha: Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie


Olá, pessoal! Tudo bem? Não posso negar que ultimamente tenho lido vários livros de autoajuda. Antigamente, tinha muito preconceito em relação a esse tipo de leitura, por acreditar que deveria ler apenas livros clássicos e coisas do tipo. Porém, nos últimos tempos tenho dado uma chance a esse tipo de leitura. Geralmente, antes de comprar um livro de autoajuda dou uma boa pesquisada acerca do "currículo" do autor e opiniões de outros leitores sobre o livro. Depois de minhas pesquisas, me senti muito inclinada a comprar o livro Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie.

Este livro nada mais é do que um dos mais bem sucedidos livros de autoajuda e é considerado um grande clássico do gênero. Desde o seu lançamento em 1936, o livro se mantém como um best-seller mundial, tendo vendido mais de 16 milhões de cópias. Além disso, vale destacar que Dale Carnegie foi um respeitado orador e escritor estadunidense, que ao longo de sua vida criou diversos cursos e ministrou aulas de temas como oratória e relacionamento interpessoal para milhares de pessoas, dentre elas alguns dos mais bem-sucedidos empresários do mundo.

O livro Como fazer amigos e influenciar pessoas é um verdadeiro guia dos relacionamentos interpessoais. Aqui, o autor se foca em dar diversas dicas de como tornar a comunicação mais eficiente, a fim de melhorar as habilidade sociais e, consequentemente, conquistar mais amigos e parceiros de negócios.

O livro é dividido em quatro partes, sendo todas elas interligadas. O autor começa falando sobre técnicas fundamentais para lidar com pessoas, de forma a tentar esclarecer os princípios mais básicos da boa comunicação. Após isso, Dale Carnegie fala sobre formas de fazer as pessoas gostarem de você e a pensarem como você, dando diversas dicas de como tornar a comunicação mais eficiente e deixar você mais seguro, a fim de trazer mais pessoas "para o seu lado", o que é muito útil principalmente no mundo do trabalho. Por fim, o autor dá também algumas dicas para pessoas que exercem posições de liderança, ou desejam ocupar uma posição assim, falando sobre como mudar alguém sem causar ressentimentos.

Posso concluir dizendo que não é à toa que até o hoje esse livro continua na lista dos mais vendidos ao redor do mundo. A sabedoria de Dale Carnegie certamente tem o poder de fazer o leitor repensar suas atitudes e propor mudanças no seu dia a dia e na forma como lida com as pessoas. Se aplicássemos pelo menos uma parte dos ensinamentos presentes nesse livro, com certeza teríamos uma vida com muito mais sucesso ao lidar com pessoas e resolver conflitos. Por esses e outros motivos, recomendo demais essa leitura a todos vocês!