Resenha do Livro Pedagogia do Oprimido - Paulo Freire

 


A publicação de A Pedagogia do Oprimido é um marco na história e na teoria da educação. Essa pedagogia consolidou a posição de Paulo Freire como um dos grandes educadores, no auge de Jean-Jacques Rousseau ou John Dewey. Então nosso post encerra essa história extraordinária e importante para todos nós. Conheça agora!


O Livro - Pedagogia do oprimido


No livro, Paulo Freire fala sobre como a educação pode manter ou mudar a ordem social vigente. Suas teorias são voltadas para o público que quer mudar a sociedade. Não só isso, mas para si mesmo, ele dedicou anos a ensinar a ler e escrever trabalhadores no Brasil e no Chile. Agora, vamos dar uma olhada mais de perto no pensamento de Freire.

Conscientização para Paulo Freire

A obra de Freire começa com um prefácio. Ele afirmou a importância da consciência como meio para os oprimidos compreenderem sua opressão. Além disso, eles podem se comprometer a superá-lo.


Ele também alertou contra o sectarismo que poderia minar o propósito da revolução. Para ser livre, as pessoas precisam se sentir humanas.


Desta forma, a opressão faz com que se sintam desumanizados e fracos. Portanto, é importante tirar essas pessoas de sua falsa consciência - o modo como a opressão as faz pensar. Não apenas isso, mas que eles percebem seu verdadeiro potencial à medida que aprendem.


Humanizar a nós mesmos


Devemos nos humanizar a nós mesmos e aos outros, disse Freire. Só podemos fazer isso exercendo nosso livre arbítrio para criar um mundo melhor por meio de nosso trabalho.


Os oprimidos assumem a tarefa histórica de se libertarem, tornando-se sujeitos do processo histórico e conquistando a dominação. Ao fazer isso, eles podem superar uma falsa sensação de opressão e desvendar sua estrutura e causas.


Educação tradicional

Freire diz que a educação tradicional é um método “bancário”. Nessa forma de educação, os professores assumem que os alunos são recipientes passivos para o conhecimento.


Os professores são os que têm conhecimento e os alunos os que não tem. Por isso, eles estão em uma hierarquia estrita e isso é opressor. Pois, enfraquece o aluno ao doutriná-lo a aceitar uma ordem social opressora.

A educação problematizadora é uma abordagem humanística da aprendizagem que se concentra no diálogo e no pensamento crítico. Incentiva os alunos a questionar seu ambiente, o que os leva à uma ação social.


Função do educador segundo Paulo Freire

A função do professor é facilitar o processo de criação de conhecimento. Colocando problemas para que os alunos compartilhem o ato de propor soluções.


Dessa forma, este método ajuda a trabalhar a consciência crítica entre os grupos oprimidos. Além disso, permite que eles trabalhem em direção à revolução por meio da cooperação entre professor e aluno.


Educação

Segundo Paulo Freire, a educação deve envolver o público e ajudá-lo a descobrir seus problemas. Os professores devem usar métodos sociológicos para ver a vida das pessoas, assim como métodos antropológicos.


Desta maneira, eles podem então saber esses temas em um formato simples que ajude as pessoas a saber a sua própria opressão na sociedade. No entanto, Freire prossegue dizendo que o revolucionário deve usar táticas “dialógicas” para lutar contra a invasão cultural do opressor. Sendo assim, as táticas dialógicas são:

- cooperação;

- unificação;

- organização.


Pensamento de Paulo Freire

A pedagogia é um conceito importante para Freire. Pois, é a prática de educar e capacitar os outros para que se levantem contra a opressão. Além disso, como uma forma de pensar a educação em geral.


Dessa forma, a pedagogia pode ser opressora ou libertadora. Isso dependerá de quem está ensinando, levando em conta:


- o que ensina;

- a quem;

- como está fazendo;

- por fim, quais os motivos.

Os oprimidos têm o direito de usar a pedagogia para lutar contra seus opressores. No entanto, as pessoas com poder político podem implementar uma pedagogia que ajudará a libertar os oprimidos. Mas os pequenos projetos de educação podem funcionar melhor do que esforços de reforma em larga escala.


Considerações finais

Como vimos, Paulo Freire enfatiza que é preciso trabalhar a teoria dialógica, contrária à manipulação das classes menos favorecidas pela “cultura” por meio da mídia. A própria população deve ser conduzida ao diálogo, que é o principal canal de libertação da injustiça e da opressão atual.