No Enem, a competência 5 avalia a
proposta de intervenção, que é obrigatória e equivale a 20% da nota total. Ela
deve atender a uma série de requisitos essenciais, como indicar QUEM resolverá
o problema, COMO, ou seja, os meios, e PARA QUAIS PROPÓSITOS. Neste post, vamos
compartilhar um macete que irá ajudá-lo na hora de formular as propostas, para
ser coerente e completo.
Para começar, grave a seguinte
palavra: GOMIFES. Vamos te mostrar que cada letrinha dessa palavra é um agente
social que você poderá escolher para atuar em sua proposta.
G: Governo
> O governo pode agir criando
leis ou ampliando as já existentes, pode colocar em prática essas leis,
fiscalizando seu cumprimento, criar e aprimorar projetos, melhorar pisos
salariais e fiscalizar a gestão de recursos públicos, com o propósito de
direcioná-los adequadamente para as mudanças necessárias, sem que haja desvios.
O: ONGs
> ONGs são Organizações Não
Governamentais. Portanto, elas não pedem ajuda ou recursos governamentais para
resolução de questões. Sua atuação está ligada, muitas vezes, à promoção de
campanhas de prevenção e informatização, medidas fundamentais para grande parte
das problemáticas discutidas: conscientização é essencial.
M: Mídia
> A mídia é importante no
processo de difusão de informações, além de ser um dos principais veículos
formadores de opinião atuais. Seu papel é informar, educar e divulgar a
problemática para suscitar a discussão, por exemplo.
I: Indivíduo
> É importante lembrar que o
indivíduo deve ter conhecimento e ser conscientizado sobre as questões em
discussão antes de ser responsabilizado na proposta. Ninguém acorda de um dia
para o outro pronto para resolver um problema social. Pense nisso antes de
indicá-lo como agente. Ele pode divulgar informações em redes sociais,
mobilizar pessoas próximas para discussões ou mudar suas próprias atitudes ao
ser conscientizado!
F: Família
> A família tem um papel
fundamental de formação ética dos indivíduos. Pais são responsáveis pela
educação dos filhos, pela imposição de regras e limites, pela educação de
convivência em sociedade.
E: Escola
> A escola pode e deve
investir em seus educadores, criar projetos diferenciados para educar alunos
sobre determinadas questões, além de ser responsável pela exigência de uma
relação mais próxima entre a instituição e as famílias, um trabalho conjunto.
S: Sociedade
> A sociedade pode
mobilizar-se para que movimentos de reivindicação aconteçam e medidas sejam
tomadas. Protestos e manifestações só acontecem se setores da sociedade tiverem
iniciativa para tal.
GOMIFES. Governo, ONGs, Mídia,
Indivíduo, Família, Escola e Sociedade. Já te indicamos 7 agentes e o que eles
podem fazer. Caberá a você selecionar, adaptar as capacidades de cada um ao que
precisa ser feito e indicar, ao final, o resultado da proposta.
Pense na coerência das propostas,
de quais recursos os agentes irão dispor (se financeiros ou não, por exemplo),
deixe tudo completo e arrase!