O desenvolvimento de uma redação

O desenvolvimento é a parte mais longa de uma redação, assim como também uma das partes mais importantes. No caso da dissertação, é nesse momento que você vai esclarecer seu ponto de vista e criar argumentos que sustentem suas ideias.
E é também no desenvolvimento que você vai provar que realmente domina o tema proposto.



Leia também:

É claro que se você fizer uma boa introdução ficará mais fácil escrever um desenvolvimento de qualidade. Portanto, recomendo que leia o artigo: "A introdução: qual a melhor forma de começar uma redação?"

Agora, veja alguns exemplos de como escrever os parágrafos de desenvolvimento


  • Causa - Consequência: Para criar argumentos e tentar provar suas ideias, você pode apresentar as causas e motivos que o levaram a defender tais ideias. Em seguida, pode falar sobre os efeitos, as consequências desse posicionamento. É mais comum que as causas sejam colocadas em um parágrafo de desenvolvimento e as consequências em outro. 
  • Exemplificação: A maneira mais fácil de desenvolver uma dissertação acontece por meio da exemplificação. Dessa forma, você pode se basear em fatos reais para defender sua posição em relação ao tema proposto. Mas lembre-se que tais exemplos serão base de sua argumentação. Portanto, faça uma boa escolha. 
  • Provas e dados estatísticos: Por meio do uso de dados estatísticos publicados por institutos de pesquisa reconhecidos ou órgãos públicos fica muito mais fácil comprovar sua posição diante do tema. Mas evite valores precisos. Prefira expressões vagas como: a maioria, a minoria, mais da metade, uma grande parcela... 
  • Autoridade no assunto: Você pode defender seu posicionamento citando uma autoridade no assunto, ou seja, um especialista, um estudioso que mantém uma opinião semelhante a sua. Mas tenha cuidado ao escolher a tal personalidade! Não adianta citar um rockstar para sustentar sua posição sobre a má qualidade do saneamento básico no Brasil. Não que essa personalidade não seja capaz de ter uma boa opinião sobre o tema, mas no caso da sua redação é mais seguro escolher um real especialista da área. 
  • Prós e contras: É também, juntamente com a exemplificação, uma das formas mais simples de desenvolver a sua dissertação. Nesse caso, o jeito mais fácil é explicar os pontos positivos em um dos parágrafos e os pontos negativos no outro. 
  • Trajetória histórica: Essa forma de desenvolvimento também é muito simples. O mais usual é que os acontecimentos do passado sejam citados em um dos parágrafos e os acontecimentos da atualidade em outro. Desse forma, o leitor poderá fazer comparações.