Como fazer a conclusão de uma redação?

A conclusão é a parte final da dissertação. Seu objetivo é retomar a tese exposta na introdução e apresentar um resumo das ideias da sua redação. Antes mesmo de começar a escrever seu texto, é muito importante que você saiba aonde quer chegar, pois dessa forma poderá organizar e planejar seus argumentos. 


Leia também:

Agora, apresentarei três exemplos de como se concluir uma redação:

  • Proposta de intervenção: Na minha opinião, é a melhor forma de se concluir uma redação. Nesse caso, você deverá apresentar uma proposta de intervenção, uma solução para o problema que está sendo discutido. Se você escolher esse tipo de conclusão, tente ir além daquelas fórmulas prontas: "a sociedade deve ser conscientizada", "devem ser organizadas campanhas e atividades educativas", "a sociedade precisa se unir"... 
  • Síntese / pequeno resumo: A maneira mais fácil de concluir uma redação é escrevendo uma espécie de resumo do que foi argumentado no desenvolvimento a fim de confirmar a tese que foi exposta na introdução. 
  • Final surpreendente: Nesse caso, você pode usar, por exemplo, uma citação famosa, um fato histórico ou uma piada para concluir sua dissertação, a fim de provocar uma reflexão sobre o que foi dito durante a redação.